Nosso Logo

Buscou-se, através do Logotipo com as iniciais da Biblioteca do Instituto de Física (BIF), identificar e expressar uma relação entre a Biblioteca e a Física, apropriando-se da idéia de infinito presente no conto A Biblioteca de Babel de Jorge Luis Borges, em que a Biblioteca de Babel pode ser entendida como “uma metáfora para a sociedade da informação” Virgil (2007), e da proposta de Giordano Bruno (1584) sobre um universo sem limites, descrito na sua obra Sobre o infinito, o universo e os mundos.

Dessa forma, intencionou-se, por meio da utilização de alguns símbolos da física e da astronomia, como o infinito, já mencionado anteriormente, o sol etc. e do símbolo maior da biblioteca, o livro, exprimir a importância da Biblioteca Universitária como espaço de oportunização do pensamento e de construção do conhecimento, cunhando num sentido mais lato, a Biblioteca sem limites. Assim, optou-se pela cor amarela que representa criatividade, idéias e conhecimento.

Além disso, pretendeu-se com a imagem do quebra-cabeça, passar uma idéia de compartilhamento. No entanto, essa breve explicação não se esgota em si mesma, tem-se certeza, e a intenção é justamente essa, que cada um fará sua própria leitura do logo, multiplicando suas interfaces ad infinitum.

“Uma biblioteca está aberta não apenas para emprestar livros para aqueles que não dispõem de recursos para adquiri-los, mas para abrir ao infinito as possibilidades de acesso à informação.” (MILANESI, O Que é biblioteca, 1983, p. 65, grifo nosso).

Esperamos cumprir nosso objetivo, e contamos com a colaboração de todos com elogios, críticas e, principalmente, sugestões para que possamos cada vez mais aprimorar o nosso site.

About Bárbara Nóbrega

Biblioteca
This entry was posted in Artigos. Bookmark the permalink.

Comments are closed.