Sobre

A Biblioteca Plínio Sussekind Rocha faz parte do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e integra o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), que teve início no ano de 1983.

A instalação da Biblioteca se deu pouco tempo após a inauguração do IF, criado pela Resolução 22 de 19 de março de 1964 do Conselho Universitário (CONSUNI), é constituído de quatro departamentos: Física Matemática, Física Nuclear, Física dos Sólidos e Física Teórica.

Em 22 de dezembro de 1981 a Congregação do IF resolveu dar à nossa Biblioteca, o nome do professor Plínio Sussekind Rocha (1911-1972), nomeado catedrático, em junho de 1942, das cadeiras de “Mecânica Racional, Mecânica Celeste e Física Matemática” da extinta Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi).

Nossa Biblioteca dispõe de amplo acervo de livros, periódicos e outros meios de informação em Física e áreas afins, e tem por missão facilitar o acesso dos alunos, professores e funcionários a informação, fornecendo suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitárias.

Todo o acervo de livros e periódicos, encontra-se informatizado, esse gerenciamento bibliográfico é feito através do software Aleph.

Comments are closed.