1970-1979

Levantamento Documental: Joaquim da Costa Ribeiro (1970-1979)
#TranscriçãoPeriódico
1"Energia Nuclear dá medalha a cientista
Com o auditório da Comissão Nacional de Energia Nuclear literalmente tomado, o Prof. Hervásio Guimarães de Carvalho, presidente do órgão, abriu na manhã de ontem a Semana de Energia Nuclear, em comemoração ao 17.º aniversário da CNEN. [...]
Em homenagem post-mortem, a comenda foi concedida aos cientistas Joaquim da Costa Ribeiro e Francisco João Humberto Maffei. [...]"
Correio da Manhã, 11 out. 1973
2"CNEN abre Semana com homenagens
[...]"
Jornal do Brasil, 11 out. 1973
3"Personalidades recebem a medalha "Carneiro Felipe"
Por decisão da Comissão Deliberativa da Comissão Nacional de Energia Nuclear, em Sessão Especial realizada a 21 de agosto de 1973, foram agraciadas com a medalha "Carneiro Felipe" as seguintes personalidades:
[...] Prof. Joaquim da Costa Ribeiro (Post-Mortem) [...].
A "Medalha Carneiro Felipe", criada pelo Decreto n.º 70.280, de 14 de março de 1972, destina-se a distinguir personalidades por trabalhos realizados no campo da pesquisa científica ou tecnológica, ou outras atividades relacionadas com o desenvolvimento de aplicações pacíficas da energia nuclear. [...]
Escolhendo o Prof. José Carneiro Felipe como patrono da medalha, o Governo homenageia eminente cientista brasileiro, de renome internacional, que exerceu a Cátedra de Físico-Química da Escola Nacional de Química, da antiga Universidade do Brasil, e deixou seu nome indelevelmente ligado a muitas obras de vulto, dentre as quais ressaltam o Instituto Oswaldo Cruz, o Conselho Nacional de Pesquisas, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e a Academia Brasileira de Ciências."
Correio da Manhã, 27 nov. 1973

Comments are closed.