1960-1969

Levantamento Documental: José Leite Lopes (1960-1969)
#TranscriçãoPeriódico
1"Meio ano de educação
[...] o sr. João Goulart proclamou solenemente o ano de 1963 como Ano da Educação.
Foi esta a promessa. É outra a realidade: até agora, 1963 é um ano de falta de educação ou ano de deseducação. [...]
O ano passado já viu os cortes bárbaros nas verbas: as do Ministério da Educação foram cortadas, de 70 para 25 bilhões; as das Universidades, em 55%. Assim se entrou, de mãos quase vazias, no Ano da Educação.
Mas êste começou com o congelamento das verbas tôdas. A Universidade Rural, no Km 46, não recebeu literalmente nada [...]
Está reunido no Brasil um Congresso Interamericano de Física Nuclear. Temos, nessa especialidade, gente de primeira classe, pesquisadores como César Lattes, José Leite Lopes, Mário Schemberg. No entanto, são magros os resultados, porque a êsses homens não se concedem os recursos indispensáveis.
Diz-se que são trabalhos teóricos. Apenas teóricos! Como se as grandes descobertas e invenções fôssem frutos do acaso ou do trabalho industrial encomendado! [...]
Meio ano já passou sem Educação alguma [...]. Salvemos, pelo menos, o restante Meio Ano de Educação. A tarefa é do ministro Paulo de Tarso. [...]"
Correio da Manhã, 26 jun. 1963
2"Decisão de greve
O Conselho do Diretório Central dos Estudantes decidiu ontem deflagrar greve geral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) [...]. O Diretor do Instituto de Física da UFRJ, Professor José Leite Lopes, se reuniu ontem com os estudantes e manifestou o seu apoio ao movimento pela liberação de verbas, e revelou ser contra a transformação da Universidade em fundação. [...] (Págs. 7 e 9)"
Jornal do Brasil, 01 jun. 1968
3"Greve da UFRJ por verbas e contra fundação será dia 4
[...] Numa reunião realizada ontem no Instituto de Física da UFRJ, na Cidade Universitária, com os estudantes, o Diretor do IF, Professor José Leite Lopes, manifestou o seu apoio ao movimento dos alunos [...]"
Jornal do Brasil, 01 jun. 1968
4"A hora e a vez dos professores
"Libertem nossos alunos"
Cêrca de mil professores do Estado da Guanabara realizaram, ontem, uma concentração no pátio do MEC, portando faixas e cartazes de apoio às reivindicações dos estudantes e entregaram um memorial ao ministro Tarso Dutra, da Educação, exigindo a liberdade dos alunos prêsos nas últimas manifestações.
A comissão que encaminhou o documento [...] foi presidida pela professôra Henriete Amado, diretora do Colégio Estadual André Maurois, e composta pelos professores: [...] Leite Lopes, diretor do Instituto de Física da UFRJ [...].
O professor Leite Lopes [...] pediu a palavra e disse: "Não é possível, sr. ministro, que a polícia continue cercando faculdades e impedindo que professôres e alunos, juntamente, discutam os problemas comuns às duas classes"."
Diário de Notícias, 26 jun. 1968
5"Tarso confirma a disposição de dialogar com estudantes
[...] O Diretor do Instituto de Física da UFRJ, Professor Leite Lopes, pediu que "pelo menos no recinto das Universidades sejam permitidas reuniões, pois não é mais possível a repetição de fatos como os do último encontro de estudantes com professores, quando a Reitoria foi cercada, expondo todos à humilhação". [...]"
Jornal do Brasil, 26 jun. 1968
6"Leite Lopes preocupado por Schemberg
O cientista José Leite Lopes, diretor do Instituto de Física da UFRJ, mostrou-se preocupado ao saber, ontem, que o físico Mário Schemberg havia pedido demissão, "por motivos de ética científica", do cargo de diretor do Departamento de Física da Universidade de São Paulo. [...]"
Correio da Manhã, 27 jul. 1968
7"Rio já tem 500 milhões para pesquisa
Pesquisador-programa e carreira condizente com o trabalho de investigação científica forma as duas soluções imediatas recomendadas pelo Grupo de Trabalho encarregado pelo Govêrno de estudar o problema do pesquisador científico na Guanabara. Por pesquisador-programa entende o GT que um cientista idôneo, com curriculum vitae conhecido, logo que apresente um programa de pesquisa, disponha de verba, equipamento e pessoal para realizar seu trabalho. [...] O GT foi integrado pelo dr. Edson Teixeira, diretor do Instituto de Pesquisas e Transplantes de Órgãos, professor José Leite Lopes, diretor do Instituto de Física da UFRJ, [...]"
Correio da Manhã, 12 abr. 1969
8"Aposentadorias param escolas
Em face da aposentadoria do professor Augusto de Araújo Lopes Zamith, diretor da Escola de Química, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, somente ontem foram realizadas as aulas daquela unidade, suspensas na segunda e terça-feira. [...]
O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da mesma universidade, que teve um grande número de professores atingidos pela investigação sumária realizada no Ministério da Educação e Cultura, está praticamente paralisado nos cursos de Ciências Sociais e História, que apresentam maior número de aposentadorias. [...] professor José Leite Lopes, diretor pro tempore do Instituto de Física da UFRJ até há pouco, e membro da Escola Latino-Americana de Física e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Sua espôsa, Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, professora da Matemática, também foi aposentada, assim como o professor Plínio Sussekind da Rocha, da antiga Faculdade de Filosofia. O professor Jayme Tiomno, que também pertenceu à Faculdade Nacional de Filosofia, mas que se encontra em São Paulo, também está na relação publicada. [...]"
Correio da Manhã, 01 maio 1969

Comments are closed.