1960-1969

Levantamento Documental: Plínio Süssekind Rocha (1960-1969)
#TranscriçãoPeriódico
1"Salvar limite
Um benemérito dos estudos cinematográficos no Brasil, o professor Plínio Sussekind da Rocha, da Faculdade Nacional de Filosofia, está há muito empenhado em salvar uma das pouquíssimas obras de arte cinematográfica que já se realizaram no Brasil: o filme Limite, de Mário Peixoto. É uma obra de arte. Também tem considerável valor como documento histórico. Tudo isso foi, aliás, recentemente confirmado pelo Congresso de Críticos Cinematográficos em São Paulo. Trata-se, sem dúvida, de uma obra que o Brasil precisa salvar. Pois Limite já se está estragando, irremediávelmente. É preciso fazer, quanto antes e desde já, uma cópia. Mas o Departamento do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, cujo diretor Rodrigo M. F. de Andrade também apóia a iniciativa, não tem verba para êsse fim. É a interminável luta homérica, no Brasil, entre a verba e a cultura. [...]"
Correio da Manhã, 04 dez. 1960
2"MEC prepara Escola de Cinema
O Ministro Clóvis Salgado deverá apresentar ao Presidente da República, hoje ou amanhã, em Brasília, os nomes da Comissão Organizadora da Escola Nacional de Cinema, criada pelo Decreto n.º 49.575, de 22 de dezembro de 1960, para funcionar junto ao Instituto Nacional de Cinema Educativo.
Apurou o JORNAL DO BRASIL que os nomes a serem indicados pelo Ministro da Educação para a Comissão Organizadora da ENC são os do Sr. Pedro Gouveia Filho, atual Diretor do INCE, e dos Srs. Humberto Mauro, Alex Viany, Professor Plínio Sussekind Rocha, Flavio Tambelini e Antônio Augusto Cavalheiro Lima. [...]"
Jornal do Brasil, 25 jan. 1961
3"Cinema no Brasil já Tem Escola
A Escola Nacional de Cinema, criada pelo decreto nº 49.575, de 22 de dezembro de 1960, deverá estar funcionando dentro de 120 dias, tendo o ministro da Educação apresentado, ontem, ao presidente da República, os nomes dos integrantes da Comissão Organizadora do estabelecimento, que tomará posse no próximo dia 28.
São os seguintes os nomes que integrarão a Comissão: Pedro Gouveia Filho, atual diretor do Instituto Nacional de Cinema Educativo, Humberto Mauro, Alex Viany, professor Plínio Sussekind Rocha, Flávio Tambelini e Antônio Augusto de Lima. O regulamento da ENC acha-se em fase de conclusão, apresentando um currículo em que estão incluídos os idiomas francês e inglês e as cadeiras de literatura e acústica."
Diário de Notícias, 26 jan. 1961
4"limite: filme nacional que precisa ser salvo
LIMITE, um dos mais importantes filmes brasileiros, sincera resposta aos purismos da avant-gard francesa acha-se em vias de se perder definitivamente. O seu negativo, constituído à base de nitrato, está próximo da deterioração definitiva e irremediável. O filme de Mário Peixoto nunca recebeu das autoridades governamentais o tratamento devido.
A fita ficou sob a guarda do professor Plínio Sussekind Rocha, entregue que lhe foi pelo próprio realizador. [...] O Instituto Nacional de Cinema Educativo negou-se a oferecer socôrro material perdendo-se talvez a melhor oportunidade de salvação de Limite. [...] Vamos esperar que tudo se solucione , porém, não podemos manter a inércia primitiva. Lançamos daqui um apêlo ao sr. ministro Brígido Tinoco para que colabore pessoalmente nesta campanha para a conservação de um dos maiores documentos da cinematografia nacional. A cúpula do Ministério de Educação e Cultura não pode exibir passividade ante um problema tão sério. É urgente, necessário e inadiável o auxílio ao Patrimônio Histórico e Artístico para a restauração de Limite."
Diário de Notícias, 26 mar. 1961
5"Cinema jovem, conceito de galã & outras notícias
O nosso prezado amigo professor (Faculdade de Filosofia) Plínio Sussekind Rocha, esteta e ensaísta do cinema, um dos pioneiros do movimento cineclubístico e da crítica cinematográfica do Brasil, é um apaixonado do cinema antigo. Não se conforma com os "galãs" e as "heroínas" de hoje. E mostrava a enorme diferença do antigo para o atual, mostrando Jean-Paul Belmondo, que passava em nossa frente feioso de cara, baixote, curvado, desengonçado, equilibrando na bôca um charuto que não tinha mais tamanho; e Pascale Petit, de carinha enfezada, sem estampa, carregando na cabeça um chapéu engraçado prá xuxu; e Marie Laforêt, magrinha de cima a baixo, encolhida, dando a impressão que tem mêdo de tudo e de todos... Para Plínio,a sua concepção do "galã cinematográfico" ainda é a do galã do cinema antigo. Êste negócio de "galã feio", "galã despreocupado" (desengonçado, seria melhor dizer...), êle nunca aceitou. E temos certeza de que nunca aceitará..."
Jornal do Brasil, 05 abr. 1962
6"CENIMAR prende professôres
Dois catedráticos da Faculdade Nacional de Filosofia foram presos, ontem, por agentes do CENIMAR que arrombaram seus laboratórios naquele estabelecimento de ensino. Trata-se dos professôres João Cristovão Cardoso, ex-presidente do Conselho Nacional de Pesquisas, e Plínio Sussekind Rocha, que é primo do ex-ministro Arnaldo Sussekind, do Trabalho. O diretor da Faculdade, sr. Faria Góes, disse que os professôres são acusados de terem mantido contato com marinheiros nos dias que precederam o movimento militar de abril de 1964. A prisão dos catedráticos veio aumentar a crise na Faculdade, cujos alunos estão em greve contra o pagamento das anuidades (página 2)."
Correio da Manhã, 18 jun. 1966
7"Faria Góis promete à FNFi rever cobrança de anuidade
[...]
PROFESSÔRES PRESOS
O Sr. Faria Góis informou que "os Catedráticos de Física e Química, Professôres João Cardoso e Plínio Sussekind Rocha, que tiveram seus gabinetes vasculhados anteontem de manhã por agentes do CENIMAR (Centro de Informações da Marinha), estão detidos pelas autoridades navais para averiguações sôbre as ligações de marinheiros com alunos da FNFi durante o período que antecedeu o movimento de março de 1964. [...]"
Jornal do Brasil, 18 jun. 1966
8"DESATINOS
Agentes do Centro de Informações da Marinha arrombaram as portas dos laboratórios de Química e de Física da Faculdade Nacional de Filosofia, à procura de material subversivo, que imaginavam estar em poder dos professôres João Cristóvão Cardoso e Plínio Sussekind Rocha - agora recolhidos ao Corpo de Fuzileiros Navais. Em matéria de desatinos, o presente episódio supera tôdas as expectativas. O próprio diretor da FNFi, professor Faria Góes, autorizou o arrombamento dos laboratórios. Num dêles, o professor Plínio Rocha, que foi o grande estimulador da criação do cine-clube da FNFi, guardara algumas obras clássicas de cinema, que foram apreendidas, segundo se sabe, por ser uma delas o inevitável Encouraçado Potemkin, de Eisenstein. [...] Imagina-se que o professor Plínio Rocha foi prêso só por ser assistente do professor Leite Lopes, que se encontra no exterior. [...]"
Jornal do Brasil, 19 jun. 1966
9"Costa e Silva aposenta mais 44 servidores com base no AI-5
Brasília (Sucursal) - Quarenta e quatro funcionários públicos, na maioria professôres, foram aposentados ontem pelo Presidente da República, com base no Ato Institucional n.º 5, figurando também na lista o ex-Deputado federal Osmar Cunha e a ex-Deputada pela Guanabara, Iara Lopes Vargas. [...] os físicos Jaime Tiomno e José Leite Lopes também figuram na relação. [...] São os seguintes os servidores ontem aposentados, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço: [...] Elisa Esther Frota Pessoa; [...] Plínio Sussekind da Rocha; [...] Sara de Castro Barbosa; [...]"
Jornal do Brasil, 26 abr. 1969
10APOSENTADORIAS PARAM ESCOLAS
[...] A maior parte dos professôres aposentados, ou seja, 50%, são da antiga Faculdade Nacional de Filosofia e pertencentes ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, atuando no campo da Sociologia e da História. Entre êles estão Eliza Esther Frota Pessoa [...] professor José Leite Lopes, diretor pro tempore do Instituto de Física da UFRJ até há pouco, e membro da Escola Latino-Americana de Física e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Sua espôsa, Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, professôra de Matemática, também foi aposentada, assim como o professor Plínio Sussekind da Rocha, da antiga Faculdade de Filosofia. O professor Jaime Tiomno, que também pertenceu à Faculdade Nacional de Filosofia, mas que se encontra em São Paulo, também está na relação publicada [...]"
Correio da Manhã, 01 maio 1969
11"Estudantes querem salvar ensino da física no Brasil
O professor César Lattes, amanhã, às 12h30min, pronunciará conferência no Instituto de Física, acêrca de suas últimas experiências relacionadas com a descoberta de um nôvo estado da matéria. A conferência faz parte da Semana da Física, com a qual os estudantes do Instituto, promotores do conclave, esperam abrir novas perspectivas para o estudo da física no Brasil.
Consideram que uma tomada de posição se faz necessária, diante das sérias dificuldades que o estudo da matéria vem atravessando no país, a principal delas relacionada com a carência de professôres, em face dos salários pouco compensadores e da falta quase completa de um programa de pesquisa nacional.
OS EXEMPLOS
Como exemplo, citam os casos dos professôres Leite Lopes e Plínio Sussekind Rocha, cuja aposentadoria constituiu-se num grave desfalque para o Instituto, principalmente porque ambos estavam organizando, no momento, o curso de pós-graduação em física teórica, experiência pioneira no I.F., e não foram até agora substituídos.
Enquanto o primeiro já se encontra desempenhando suas atividades nos Estados Unidos, Plínio Rocha, ainda no Brasil, deverá transferir-se nos próximos dias para a Sorbonne, onde lecionará Filosofia das Ciências, a convite do professor Schwartz, um dos maiores matemáticos do mundo.
A anunciada volta dos cientistas brasileiros que se encontram no exterior é aguardada pelos estudantes que a consideram a única medida capaz de atenuar, a curto prazo, as dificuldades criadas com o afastamento daqueles e de outros físicos, como é também o caso de Jaime Tiomno, Elisa Frota Pessoa e Sarah de Castro Barbosa. [...]"
Correio da Manhã, 05 nov. 1969

Comments are closed.