1980-1989

Levantamento Documental: Jayme Tiomno (1980-1989)
#TranscriçãoPeriódico
1"EM DEBATE, A TEORIA DA RELATIVIDADE
César Lattes
"Einstein é um débil mental, uma besta"
Parte da comunidade científica se assusta e diz entre atemorizada e incrédula que Lattes "não está derrubando apenas Einstein, mas Newton, Galileu e toda a Física de 500 anos". O físico Jayme Tiomno não acredita nisso: "Ele pensa que derrubou Einstein, derrubou foi o Newton", afirmou, após o debate na Academia Brasileira de Ciências [...], quando expôs durante meia hora o que chamou de "as contradições da descoberta de Lattes". [...]
O professor Jayme Tiomno foi muito galante em tentar defender Einstein. Lamento que não o fizesse por escrito. E eu cedi 20 minutos do meu tempo para que expusesse o seu ponto-de-vista". [...]
Lattes negou que tenha considerado o pessoal da PUC, do Rio, incompetente. O instrumental utilizado pelo Observatório Astronômico é que é deficiente. Quanto ao professor Jayme Tiomno, que o contesta defendendo Einstein, Lattes afirma:
"Suas refutações não foram muito elaboradas, apenas impressões. Não me convenceram. Alguns fatos, trivialidades apenas. E outros dados meus apresentados, ele entendeu mal. Concluiu que eu refuto Newton. Muito pelo contrário. [...] os dados experimentais que Tiomno trouxe não são confiáveis. E a minha interpretação é que Newton e Galileu continuam em primeiro plano, e quem "entra pelo cano" é Einstein e Lorentz".
Jayme Tiomno
"Lattes está errado. E é incoerente"
Todo estudante discorda de Einstein - diz o professor Jayme Tiomno: físico da PUC, considerado dos maiores do país. - Eu também contestei a Teoria da Relatividade, a Mecânica Quântica, até me convencer que estava errado. Mas não saí às ruas gritando isso. Lugar de se discutir isso é na Academia de Ciência. [...]"
Jornal do Brasil, 15 jun. 1980
2"Lattes cancela contestação a Einstein
O cientista Cesar Lattes cancelou a publicação de seu trabalho contestando Albert Einstein em carta enviada à Academia Brasileira de Ciência. [...]
O professor fez apenas uma comunicação oral, deixando de documentar-se por escrito. Na ocasião, foi contestado pelo físico Jayme Tiomno. [...]"
Jornal do Brasil, 22 jul. 1980
3"Tiomno quer sincrotron para o Rio
A instalação do Laboratório de Radiação de Sincrotron no Rio não só daria um impulso ao desenvolvimento científico do Estado, com a possibilidade de ampla realização de pesquisas e aproveitamento de mão-de-obra, como também sanearia discriminações do passado, quando grande quantidade de cientistas teve que deixar o país após 1964 e não mais voltou por falta de condições de trabalho.
A opinião é do físico Jayme Tiomno, professor titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, (CBPF), onde o projeto do laboratório foi concebido, em 1982, para o CNPq. [...]"
Jornal do Brasil, 19 dez. 1984
4"Reflexões sobre a Universidade
J. Leite Lopes
[...] nos anos 1960-1963, um movimento de crítica à estrutura da universidade tomou grande amplitude no Rio de Janeiro e com Darci Ribeiro, um grupo de cientistas e intelectuais - que tive a honra de integrar - elaborou um projeto para uma nova universidade a ser instalada em Brasília - universidade nova em cidade nova, livre de tradições que pudessem impedir essa criação. Ali estavam Celso Furtado, Walter Oswaldo Cruz, Fernando Henrique Cardoso, Haity Moussatché, Leopoldo Nachbin, Roberto Salmeron, Jayme Tiomno, Maria Yeda Linhares, e muitos outros batalhadores pela universidade. Em Brasília, instalou-se, pois, em 1962-1964, a nova universidade. [...]"
Jornal do Brasil, 28 jul. 1985
5"Da física à agricultura
FAPERJ vai financiar 400 projetos de pesquisa este ano
[...] Para ver aprovado financiamento sem reembolso para seu projeto de pesquisa ou para candidatar-se a um dos três tipos de bolsas de estudos, o interessado ou a instituição não pode ter fins lucrativos em sua iniciativa e todo o processo é submetido a exame técnico-científico de um Conselho Superior, formado por 12 titulares não remunerados (oito são indicados pelas universidades, sociedades científicas de pesquisa; quatro são de livre escolha do Governador). O atual presidente do Conselho é o físico Jayme Tiomno. [...]"
Jornal do Brasil, 16 maio 1988
6"Sarney recua e Congresso é que decide sobre demissão
[...] Supercomputador corre risco
O desenvolvimento do primeiro supercomputador brasileiro, capaz de processar mais de 100 milhões de informações por segundo, está ameaçado pela medida provisória baixada pelo presidente José Sarney que prevê demissão de funcionários. Entre os demitidos estariam 12 cientistas e engenheiros que trabalham no Projeto de Física Experimental de Altas Energias e Informática, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Quem faz a advertência é o coordenador-geral do projeto, o físico Jayme Tiomno, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). [...]
Cassação - Aos 68 anos, Jayme Tiomno, primeiro diretor do Instituto de Física da Universidade de Brasília, cassado pelo AI-5 em 1969 com outros cientistas, teme agora sofrer nova "cassação". Se os 12 pesquisadores forem demitidos, projeto do supercomputador - e outros, entre os quais o desenvolvimento de computação algébrica - será paralisado. Os supercomputadores em uso no Brasil são importados dos Estados Unidos, que só os vendem sob a condição de que o comprador aceite fiscalização para impedir seu uso para fins militares. Entre outras funções, no entanto, o supercomputador é extremamente útil nas pesquisas de jazidas de petróleo e na meteorologia, explica Tiomno.
O Projeto de Física Experimental de Altas Energias e Informática vem sendo desenvolvido em convênio com o laboratório americano Sermilab, que possui o maior acelerador de partículas do mundo. A partir da transferência de tecnologia, o Brasil já estaria em condições de ter, este ano, seu primeiro supercomputador com total autonomia de uso. "E agora parece que o governo quer destruir sua própria obra", reclama Jayme Tiomno, que apela por uma solução que preserve a equipe de pesquisadores do projeto. [...]"
Jornal do Brasil, 18 jan. 1989
7"A história da ciência resgatada
Centro da Unicamp recupera passado da pesquisa no país
São Paulo - Procurar fontes de referência ou dados bibliográficos sobre a história da ainda incipiente ciência brasileira ou até mesmo da secular ciência internacional tem sido, para a maioria dos pesquisadores brasileiros, um trabalho espinhoso e frustrante. Daqui a alguns poucos anos, entretanto, o cientista brasileiro poderá encontrar dentro do Brasil - a exemplo do que já ocorre em outros países - um completo centro de documentação e banco de dados sobre a história da ciência, tanto a universal como a nacional. [...]
Mas a Biblioteca não se restringirá a arquivar e procurar obras e publicações científicas brasileiras e estrangeiras. Um grupo de experientes pesquisadores da Unicamp já iniciou um trabalho de coleta de depoimentos de cientistas brasileiros que se destacaram, como o físico Jayme Tiomno e o matemático Leopoldo Nachbin, ambos do Rio de Janeiro. [...]"
Jornal do Brasil, 26 fev. 1989

Comments are closed.