1980-1989

Levantamento Documental: Joaquim da Costa Ribeiro (1980-1989)
#TranscriçãoPeriódico
1"Símbolo da Crise
A situação que se criou na Universidade Federal de São Carlos, localizada no interior de São Paulo, é digna de ser meditada por toda a elite brasileira, em especial os educadores, já que exige uma tomada de posição que não mais pode ser adiada.
A Universidade foi instalada em 1970, atendendo a uma velha aspiração da comunidade de São Carlos, que é um dos muitos centros prósperos e progressistas do Estado Bandeirante. A municipalidade adquiriu o terreno de uma velha fazenda agrícola, nas proximidades da zona urbana, doando-o à União. Aos poucos a instituição adquiriu forma. Entre as suas principais realizações cumpre destacar o Instituto de Física, para onde se transferiu o grupo de pesquisadores que dava continuidade à obra de Bernhard Gross e Joaquim Costa Ribeiro, que constitui notável contribuição original de nosso país à ciência universal. Essa instituição granjeou nomeada em diversos países, tendo realizado com sucesso, em 1975, Simpósio Internacional Sobre Eletretos e Dielétricos, que compreendem uma área importante de investigação da física contemporânea.
Com a abertura política, o empenho em prol da eliminação do autoritarismo passou a ser confundido com o declínio da autoridade [...]"
Jornal do Brasil, 21 maio 1984

Comments are closed.