1990-1999

Levantamento Documental: Jayme Tiomno (1990-1999)
#TranscriçãoPeriódico
1"Astronomia e Astronáutica
Museu de Astronomia
O primeiro 'Science centrum' do Brasil
Os museus de astronomia constituem um dos principais grupos de museus de ciência que se ocupam com um aspecto particular das ciências básicas. [...]
Eles diferem dos museus de ciência tradicionais pela natureza de suas exposições e potencial educativo. [...]
Pela primeira vez no Brasil realizava-se o que existe de mais moderno: um science centrum. De fato, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, em 1985, surgiu do apoio das mais eminentes figuras da nossa intelectualidade, como: Roberto Marinho, Sergio Bernardes, Jacques Danon, Jayme Tiomno, Nélson Werneck Sodré, Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Mário Novello, Simão Mathias, Mário Schenberg, José Reis, Josué Montello, Plínio Doyle, Antonio Houaiss, Francisco de Assis Barbosa, Austregésilo de Athayde, Afrânio Coutinho, Lyra Tavares, Deolindo Couto, Orígenes Lessa, Cyro dos Anjos, Carlos Chagas, Vianna Moog. [...]"
Jornal do Brasil, 21 maio 1990
2"A Sociedade Brasileira de Pesquisas Físicas está sentindo na pele a aprovação da lei do funcionalismo, que prevê a aposentadoria automática para quem tem mais de 70 anos. Físicos brasileiros no auge de suas atividades, como Jayme Tiomno e José Leite Lopes, serão aposentados compulsoriamente. Daqui a dois anos será a vez de César Lattes."Jornal do Brasil, 05 jan. 1991
3"A aposentadoria imerecida
O Rio de Janeiro não é somente a Cidade Maravilhosa de Noel e da Bossa Nova, mas é também - o que talvez a sua população, com seu jeito cosmopolita e sem bairrismos, desconheça - a cidade que abriga o maior número de Institutos Oficiais de Pesquisa Científica Avançada de nosso País. [...]
Devemos isso a políticos de visão ampla como Lins e Barros, Álvaro Alberto e outros, e a cientistas como Leite Lopes, Jayme Tiomno, Oliveira Castro, Cesar Lattes e outros que fundaram o CBPF, ajudaram a criar o IMPA e até mesmo inspiraram e orquestraram a criação do próprio CNPq, cuja sede, hoje em Brasília, era em nosso estado quando o Rio era Capital Federal. [...]
Agora em notícia recente, fomos informados que por determinação da Secretaria de Administração do atual Governo Federal alguns de nossos melhores, mais competentes e ativos cientistas destes Institutos estão sendo compulsoriamente aposentados, por terem atingido a idade limite de 70 anos. Não somente contra suas vontades, bem como a de seus colegas cientistas que com eles interagem e deles absorvem sabedoria e conhecimento. [...]"
Jornal do Brasil, 14 jan. 1991
4"O Lafex e a pesquisa no Brasil
O Lafex vem sendo estruturado desde sua formação, há alguns poucos anos, no interior do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), órgão do CNPq, subordinado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, para empreender atividades de pesquisa envolvendo a cooperação de cientistas que trabalham nos extremos do conhecimento: no infinitamente pequeno (a chamada física das partículas elementares, que trata dos constituintes básicos de toda matéria); bem como infinitamente grande (a Cosmologia, isto é, a ciência da totalidade do espaço, do tempo e da origem da matéria existente no nosso Universo).
Nunca é demais enfatizar que a ciência é uma atividade coletiva, por mais individualista e intimista que o trabalho científico possa parecer. Se o Lafex pôde atingir uma qualidade internacional que é agora prestigiada, isso se deveu não somente aos nossos atuais pesquisadores, mas, e de um modo bastante profundo, à tradição de excelência que nos foi legada pelos pais-fundadores, dentre os quais devemos citar os cientistas José Leite Lopes, Jayme Tiomno, Mário Schoemberg, Cesar Lattes, dentre outros. Eles souberam com sua elevada competência formar uma geração de jovens cientistas. E a produção de boa qualidade científica só pode ser conseguida com uma contínua formação de novos bons pesquisadores. [...]"
Jornal do Brasil, 10 maio 1994
5"O Brasil e o Top Quark
J. Leite Lopes
[...] No ano de 1947, descobriu-se na radiação cósmica [...] o pion e o muon [...] A esta descoberta deu contribuição fundamental o físico brasileiro Cesar Lattes. Após trabalhar na Inglaterra e nos Estados Unidos reuniu-se com colegas para fundar, em 1949, no Rio de Janeiro, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
A este Centro, graças ao seu prestígio internacional e aos trabalhos que aí se desenvolveram e se publicaram em revistas internacionais, acorreram físicos do mundo inteiro a partir do ano de 1951. [...] Ao corpo científico do CBPF passou a pertencer o físico austríaco Guido Beck, que ao lado de Jayme Tiomno e do autor deste artigo, que o convidaram a vir para o Brasil, contribuiu para a formação de gerações novas de pesquisadores brasileiros e latino-americanos. [...]"
Jornal do Brasil, 02 maio 1995

Comments are closed.