1980-1989

Levantamento Documental: César Lattes (1980-1989)
#TranscriçãoPeriódico
1"César Lattes contesta Einstein
O professor César Lattes, um doa mais famosos físicos brasileiros, durante conferência ontem pronunciada no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas, afirmou, contestando famosa teoria da relatividade de Einstein, que "a luz não se propaga a velocidade constante e uniforme nos meios isotrópicos, isto é, nos meios que apresentam as mesmas propriedades físicas". [...]"
Jornal do Brasil, 15 maio 1980
2"Lattes refuta Einstein sobre velocidade do universo
O cientista e professor César Lattes calculava, ontem à tarde, em uma pequena e desarrumada sala do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, a velocidade uniforme do universo, valendo-se para isso de sua recém-descoberta teoria de que a propagação da luz não tem a mesma velocidade em todas as direções. Isto implicará a reformulação da Teoria da Relatividade, de Einstein, válida desde 1905. [...]"
Jornal do Brasil, 16 maio 1980
3"Intelectuais lançam em SP Comitê de Defesa das Liberdades Democráticas
Em documento com 220 assinaturas, artistas, cientistas, intelectuais, advogados e empresários lançaram em São Paulo o Comitê de Defesa das Liberdades Democráticas, que se reuniu ontem pela primeira vez no Sindicato dos Jornalistas Profissionais.
No manifesto, os signatários definem como primeiro objetivo do movimento a libertação do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, Luís Inácio da Silva, e dos demais líderes sindicais do ABC paulista, que tiveram prisão preventiva decretada com base na Lei de Segurança Nacional.
O manifesto
"[...] Essas medidas configuram atentados aos direitos fundamentais de expressão e participação das classes trabalhadoras na sociedade brasileira.
A vigência de uma legislação do trabalho anacrônica não contribui para o desejado aprimoramento das relações sociais no país. Mais grave, nessas circunstâncias, é recorrer à Lei de Segurança Nacional para seqüestrar, prender e processar lideranças sindicais legitimamente constituídas.
O respeito às liberdades fundamentais dos cidadãos constitui o passo inicial para a reabertura do diálogo, único meio de chegar-se a um entendimento construtivo em torno das presentes preocupações e anseios da sociedade brasileira.
Com tais objetivos o Comitê se propõe realizar uma série de iniciativas visando contribuir para uma maior mobilização da sociedade brasileira em torno do respeito às liberdades autenticamente democráticas."
Assinam o documento, entre outros: [...] César Lattes [...]"
Jornal do Brasil, 20 maio 1980
4"Da física à teologia
Segundo o professor Waldir Rodrigues, do Instituto de Física da Unicamp, em declarações ao Jornal de Hoje de Campinas, pelas conclusões experimentais de César Lattes, há no espaço - ou no Cosmos, ou no Universo algo capaz de agir sobre todas as coisas, sem que nada possa agir sobre ele. Rodrigues, que é colega de Lattes, explica: "É algo absoluto, como o eter que envolve o Universo descrito por Newton."
No entanto Einstein, em 1905, com a sua Teoria da Relatividade, provou que tal eter não existe: "Todos os sistemas do Universo são absolutos em relação a si próprios." Segundo Rodrigues, esta é a verdade científica, que Lattes agora põe em dúvida: "Ele criou uma fórmula matemática que localizará no espaço esse eter esse ser absoluto, que sobre tudo age e nada abala. Os teólogos ficarão satisfeitos com essas idéias."
O professor Waldir Rodrigues julga que Lattes está errado. E pretende demonstrar os erros na próxima quarta-feira, na Academia Brasileira de Ciências, na presença de César Lattes,quando o assunto será discutido por grande número de físicos.
Já o físico Rogério Cerqueira Leite garante que no Brasil apenas quatro ou cinco pessoas entenderão o que Lattes está dizendo.
Entre elas, provavelmente algum teólogo.
Se Lattes estiver certo, a física condenará à cesta de papeis velhos o Princípio da Relatividade, de Einstein, o teorema de Lorentz e a Segunda Lei de Kepler. Frase do próprio Lattes:
- O alicerce da física moderna está desmontado. Vai sobrar uma estrutura intermediária, mas resta ver se resistirá por muito tempo.
É o Glauber Rocha da física."
Jornal do Brasil, 25 maio 1980
5Glauber e Lattes
O cineasta Glauber Rocha mergulhou na leitura de livros de física teórica, para compreender as novas teorias de Cesar Lattes.
Pelo que entendeu, e extrapolando da física à estética, Glauber acha que a teoria da relatividade de Einstein corresponde ao parnasianismo, ao passo que as novas idéias de Lattes sobre o estão mais para a obra de William Faulkner, o James Joyce do Ulisses e do Finnergan's Wake e o Encouraçado Potenkim de Eisenstein.
Glauber acha que o assunto é muito sério, mas se permite uma brincadeira:
- Afinal, Cesar Lattes está provando que Deus é brasileiro.
Brasileiro e baiano.
Jornal do Brasil, 28 maio 1980
6CESAR LATTES
AGORA, A SIMULTANEIDADE ABSOLUTA
SÃO Paulo - Em seu gabinete, no Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o físico brasileiro César Lattes está tranqüilo. Apesar de todo o rebuliço provocado por sua teoria de que Einstein está errado, ele está seguro de que suas experimentações são inquestionáveis e que, em seus próprios laboratórios, os físicos do mundo inteiro apenas confirmarão suas conclusões. [...]"
Jornal do Brasil, 2 jun. 1980
7"Lattes diz que PUC é incompetente
Salvador - "Só milagre ou incompetência explicam o fato de a PUC do Rio de Janeiro e do Observatório Astronômico Nacional não terem obtido o resultado de minhas experiências que negam a teoria da relatividade", disse, ontem, o físico Cesar Lattes, que deveria fazer, à tarde, no Instituto de Física da UFBA, uma demonstração de seus experimentos, mas que não chegou a realizá-la sob o argumento de que seriam necessários pelo menos três dias para a observação do fenômeno."
Jornal do Brasil, 11 jun. 1980
8"EM DEBATE, A TEORIA DA RELATIVIDADE
"Se a relatividade der certo, os alemães me chamarão alemão, os suíços me transformarão num cidadão suíço e os franceses dirão que sou um grande cientista". Mas, continuou Albert Einstein, "se a relatividade não vingar, os franceses dirão que sou suíço, os suíços que sou alemão e os alemães me chamarão de judeu".
Se o cientista brasileiro César Lattes provar que Einstein estava realmente errado, que a relatividade não existe, e sim a simultaneidade absoluta, que a luz não se propaga com a mesma velocidade em todos os referenciais e que a velocidade também não é a mesma em todas as direções, muita coisa também vai mudar no universo.
Parte da comunidade científica se assusta e se diz entre atemorizada e incrédula que Lattes "não está derrubando apenas Einsten, mas Newton, Galileu e toda a Física de 500 anos". O físico Jayme Tiomno não acredita nisso: "Ele pensa que derrubou Einstein, derrubou foi o Newton", afirmou, após o debate na Academia Brasileira de Ciências, quinta-feira passada, quando expôs durante meia hora o que chamou de "as contradições da descoberta de Lattes". Mais tarde, Lattes disse que não concordava com a forma de contestação de Tiomno. Além disso, "Newton estava certo", quanto ao absoluto. [...]"
Jornal do Brasil, 15 jun. 1980
9"Lattes recua e suspende estudo contra Einstein
O físico César Lattes (que há dois meses considerou Einstein "uma besta") suspendeu contestação que fez à teoria do cientista, segundo a qual a luz se propaga à mesma velocidade em todas as direções e em qualquer ponto do Universo. Em carta à Academia Brasileira de Ciências, Lattes pediu ao presidente, professor Aristides Pacheco Leão, que seu trabalho não seja publicado, o que lhe tira o valor científico.
O trabalho de um cientista só tem reconhecimento oficial depois de publicado em revista de circulação internacional, como a Anais da Academia Brasileira de Ciências. O estudo de Lattes, que está com o professor Pacheco Leão, não chegou a ser enviado à gráfica do IBGE, responsável pela impressão da revista. (Página 9)"
Jornal do Brasil, 22 jul. 1980
10"Amigo de Lattes diz que ele está certo de ter errado sobre Einstein
São Paulo - Abatido e preocupado, desde que enviou uma carta à Academia Brasileira de Ciências pedindo a retirada de seu trabalho sobre a difração da luz, com o qual pretendia haver negado a teoria da relatividade de Einstein, o físico brasileiro Cesar Lattes não tem ido ao seu laboratório no Departamento de Raios Cósmicos da Unicamp. Ele estaria convencido de que cometeu um erro de raciocínio, segundo seu amigo Newton Bernardes.
Há 15 dias, o professor Cesar Lattes vive seu drama e evita falar do assunto até mesmo entre os amigos mais chegados, aos quais confirmou haver retirado seu trabalho, "por uma questão de prudência". Esses amigos, seus companheiros no Instituto de Física Gleb Wattaghin, informam que apesar de o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, por meio do professor Jacques Danon, haver confirmado seus experimentos, no próprio laboratório de Física da Universidade Estadual de Campinas a teoria de Lattes não teve confirmação. [...]"
Jornal do Brasil, 23 jul. 1980
11"Físico afirma que Lattes projetou o país no mundo e que seu erro é normal
Ao comentar o erro do físico Cesar Lattes que com um trabalho sobre a difração da luz pretendia negar a Teoria da Relatividade de Einstein, o professor Jacques Danon afirmou que isto não deve desmerecê-lo, porque com seu trabalho projetou o Brasil "no cenário científico internacional". Lembrou que outros renomados cientistas também erraram, como Lord Rutherford, que negou a existência da energia nuclear.
O professor Jacques Danon, que há mais de 25 anos dirige grupos de físicos experimentais no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, acha que "num país como o Brasil, onde o número de pesquisadores qualificados e de projeção é extremamente pequeno, devemos ter todo cuidado e compreensão com tais acontecimentos sob pena de desprezarmos o tão pouco de tradição que temos nesse domínio" [...]"
Jornal do Brasil, 25 jul. 1980
12"Pesquisador italiano veio datar Chapada dos Guimarães
CUIABÁ - A região de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, que há milhões de anos foi um mar fechado de águas rasas, e hoje, com suas cachoeiras e imensos paredões de rocha, atrai turistas, pesquisadores e ufólogos que lá esperam discos voadores, não tem sua composição geológica totalmente conhecida. Por isso, será a primeira região mato-grossense incluída no projeto de geocronologia e datação, coordenado pelo professor Giorgio Ferrara, do Laboratório de Geocronologia e Química Isotópica de Pisa, Itália, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). [...]
O projeto faz parte ainda de um amplo trabalho de pesquisas condensado no Programa César Lattes, previsto para ser desenvolvido na UFMT, sob a coordenação do físico que lhe emprestou o nome, num período de três anos. O programa contará com a participação de cientistas internacionais e seu objetivo maior é ampliar e consolidar a formação em ciência básica da comunidade científica e tecnológica de Mato Grosso. [...]"
Jornal do Brasil, 20 maio 1988

Comments are closed.