1960-1969

Levantamento Documental: César Lattes (1960-1969)
#TranscriçãoPeriódico
1"Pesquisa física sem dinheiro e metafísica
O panorama no campo das pesquisas físicas no Brasil, para o ano de 1960 é o mais negro possível. Por falta empenho do govêrno, a Câmara não votou até agora a dotação de 35 milhões de cruzeiros anuais destinada ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. [...] Cêrca de 15 cientistas brasileiros estão trabalhando atualmente no exterior com grande sucesso: - Nosso interêsse - diz Leite Lopes - é que êles regressem o mais depressa possível. Mas, ao mesmo tempo, temos que compreender que no Brasil não existem condições nem recursos suficientes para que êles possam progredir nos seus trabalhos, como é o caso do cientista Roberto Salmeron que atua no Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra. [...] Mas isso é apenas um sonho para os cientistas brasileiros que o Professor Leite Lopes chama de "craques sem bola".
Mais de 500 trabalhos de cientistas já foram publicados, desde 1945, nas mais importantes revistas científicas do mundo, destacando-se a descoberta da chamada Produção Múltipla das Partículas Penetrantes na Radiação Cósmica; Produção de Energia nas Estrêlas; Reações Foto-Nucleares e o falado Meson Pi, de Cesar Lattes. Graças a esses trabalhos os nossos cientistas conseguiram firmar para o Brasil um grande prestígio nos meios internacionais, num milagre de pesquisas físicas quase metafísicas. [...]"
Singra, 08-14 jan. 1960
2"Repercute no Brasil a experiência atômica no Saara
Correntes Aéreas Poderão Trazer Para o Brasil Estrôncio da Bomba Francesa
São Paulo, 16 (ULTIMA HORA) - "A explosão da primeira bomba atômica francesa não representa um avanço daquele país no campo científico" - declarou o Professor Mário Schemberg. E aduziu:
"A experiência com fins únicamente militares, não vem trazer benefício à pesquisa atômica na França, pois, em vez de reatores os franceses estão construindo bombas, como essa que, sábado último, foi detonada no deserto do Saara".
Perigo Considerável
A respeito da radioatividade provocada pelo engenho francês, disse o Professor Mario Schemberg:
"A explosão de qualquer engenho atômico espalha radioatividade por tôda parte, aumentando ainda mais a já existente na atmosfera do mundo. Para o Brasil, uma vez que a África se encontra mais próxima de nosso país. mormente o nordeste, isso irá depender das correntes aéreas, que poderão carregar as partículas radioativas para o Brasil". [...]
Era de Esperar
O cientista Cesar Lattes, por sua vez, declarou:
"É mais uma nação a pôr a cabeça de fora. Essa primeira explosão atômica francêsa era de se esperar, dada a capacidade industrial dêsse país. Entretanto, não creio que serão muitas as conseqüências, nem mesmo quanto ao desenvolvimento atômico da França". [...]"
Última Hora, 16 fev. 1960
3"Jânio só Governa Com o Trabuco [...]
Ou Crê ou Morre
O ódio de Jânio Quadros à cultura e à liberdade de manifestação do pensamento se revelou por completo nas atitudes verdadeiramente fascistas mantidas por Jânio, durante todo o seu govêrno, em relação aos professôres da Universidade de São Paulo.
Já em 1956, em face de observações do professor Mário Schemberg - um dos mais renomados físicos de todo o mundo - acêrca da difícil situação em que se achava o Departamento de Física da Faculdade de Filosofia (deficiência de material e pessoal), Jânio deu à publicidade um agressivo despacho, repelindo as observações do prof. Schemberg, nas quais via apenas "propósitos ocultos e até subversivos" [...]
Em dezembro de 1957, nova crise provocada pela prepotência de Jânio: em declarações à imprensa, o prof. Mário Schemberg fazia ver a necessidade de ser contratado para a Faculdade de Filosofia o cientista César Lattes. Jânio irrita-se com a "insolência" e exige da congregação que Schemberg seja punido. [...]
Quanto a Cesar Lattes, apesar de tôda a pressão não só dos professôres e estudantes de São Paulo, mas da opinião pública de todo o país, não foi contratado por Jânio até o último dia de seu govêrno. [...]"
Novos Rumos, 01-07 abr. 1960
4CORREIO DOS ESTADOS
[...]
PARANÁ
CESAR LATTES CONDENA ARMAS ATÔMICAS - Nossa reportagem aproveitando a estada do famoso cientista brasileiro, Cesar Lattes, em Curitiba, procurou conhecer a sua opinião sôbre a realidade das armas atômicas. O sr. Cesar Lattes que aqui está para pronunciar uma conferência, sob os auspícios do Instituto de Física da Universidade do Paraná, assim se expressou:
- Sinto que as armas atômicas estão em elevado padrão de aperfeiçoamento. Surgem, daí, sérios problemas, não só aquêle de um conflito nuclear, como, também, as ameaças trazidas pela série desenfreada de explosões experimentais, que podem atingir o ser humano, no presente, como no futuro, alterando os gens pelos efeitos da radiatividade. Espero que tais armas, tão poderosas, não sejam usadas, pois isso será verdadeira calamidade mundial. (Asp.)"
Correio da Manhã, 24 maio 1960
5"Estudante estrangeiro na URSS não tem problemas
O Curso é Gratuito
Casa e Comida Também
Ao voltar de um congresso científico internacional realizado na União Soviética, o físico brasileiro Cesar Lattes não escondeu, diante de seus amigos e de jornalistas, sua admiração pelo que vira na cidade atômica de Dubna, a cem quilômetros de Moscou. O que mais impressionou o conhecido cientista brasileiro, entretanto, não foram as modernas e precisas instalações e equipamentos de Dubna, ou as condições e recursos de que dispõem os cientistas soviéticos, poloneses, alemães, tchecoslovacos, húngaros, chineses e de outros países que trabalham naquele centro.
Tendo participado de pesquisas e reuniões científicas em vários países, principalmente nos Estados Unidos, Cesar Lattes ficou entusiasmado com o tratamento dispensado na URSS aos cientistas estrangeiros. [...]"
Diário de Notícias, 26 maio 1960
6"Reunião atômica (com Prêmio Nobel) no Rio
RIO - Dezenas de cientistas nucleares [...] estarão reunidos [...], como participantes da Segunda Escola Latina-Americana de Física, cujos trabalhos - cursos e seminários - se desenrolarão no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Uma das grandes atrações do certame será o professor Chen N. Yang, Prêmio Nobel de Física de 1957 [...]
O CERTAME
A sessão da Segunda Escola Latino-Americana de Física será consagrada a "Problemas de Física Nuclear de Altas e Baixas Energias", com os seguintes cursos:
"Os Problemas dos Muitos Corpos", pelo professor Chen N. Yang; [...] "Partículas Elementares: Fatos Experimentais", professor César Lattes; [...]"
Diário Carioca, 21 jun. 1960
7"Aberta Nova Frente no Avanço da Ciencia Paulista: Pesquisas dos Raios Cosmicos!
Em estreita colaboração com outros 21 países, irá o Brasil, através do Instituto de Energia Atomica de São Paulo, estudar as partículas nucleares dos raios cosmicos. Para discutir com os cientistas ingleses e americanos, sobre os metodos a serem empregados nestas pesquisas, encontra-se na Inglaterra, devendo posteriormente se dirigir aos Estados Unidos, o professor Cesar Lattes. Como se sabe, na Inglaterra se lançou um balão a elevada altitude, com grande emulsão nuclear. Recuperado, foi retalhado em pequenas chapas para estudo dos raios cosmicos. Algumas destas chapas é que o professor Cesar Lattes trará para o Brasil. [...]"
Última Hora, 13 jul. 1960
8"ESTUDOS SÔBRE OS RAIOS CÓSMICOS
S. PAULO, 13 - Através do Instituto de Energia Atômica, de S. Paulo, cientistas brasileiros e estrangeiros - em estreita colaboração - deverão iniciar estudos sôbre as partículas nucleares dos raios cósmicos. Nesse sentido, encontra-se na Inglaterra o cientista César Lattes, encarregado de examinar o problema e colher material para estudos, inclusive trazendo para o Brasil chapas recolhidas de um balão lançado pelos inglêses a elevada altitude, com grande emulsão nuclear."
Correio da Manhã, 14 jul. 1960
9"Excesso de Livros no Curso Secundário
São Paulo, 25 - Ao presidir, ontem, a entrega de prêmios do concurso "Cientistas de Amanhã", a convite da diretoria do Colégio Estadual Otávio Mendes, o prof. César Lattes proferiu uma conferência, em que abordou rápidamente, dois temas: O Ensino Secundário no Brasil e As Pesquisas e suas Finalidades.
Inicialmente, o prof. César Lattes disse que, a seu ver, o Ensino Secundário no Brasil é excessivamente livresco, tomando-se demasiadamente o tempo dos alunos com raciocínios abstratos, mas que a culpa não é dos professôres: é do sistema. E por causa do sistema, excessivamente teórico as vocações de pesquisadores são descobertas tardiamente. [...] Para formar pesquisadores, o prof. César Lattes citou uma "fórmula simples": 1 - base; 2 - método; 3 - liberdade de imaginação; 4 - trabalho; e 5 - amor. [...]"
Diário de Notícias, 26 ago. 1960
10"Teoria e Prática
Comentamos, aqui, há poucos dias, a conferência em que o cientista César Lattes assinalou o excesso de teoria que caracteriza o ensino entre nós, em detrimento dos estudos práticos, de cunho objetivo, consentâneos com a era tecnológica em curso.
A propósito, queremos resumir um despacho telegráfico, procedente dos Estados Unidos, e que conduz ao mesmo raciocínio [...]. Diz o despacho que uma nova e considerável geração de milionários se desenvolve e prospera ali, graças às atividades industriais a que se consagraram depois da segunda guerra mundial. Esses milionários, de menos de 40 anos de idade, trabalharam inicialmente, no saírem da Universidade, nos laboratórios e serviços de pesquisas de grandes emprêsas. [...] No Brasil, por mais esforços que se tenham feito, e os há de fato, domina ainda a mentalidade livresca nas escolas, com prejuízo quase total das atividades manuais e técnicas. [...]"
Diário de Notícias, 07 set. 1960
11"Exército - Homens & Fatos - V
Sabe Com Quem Está Falando?
Capitão Neomil Portela Ferreira Alves
O Tenente-Coronel Andrade Serpa, o mais velho dos três famosos irmãos, era ainda capitão quando cursava a Escola de Estado-Maior. Certa vez, fôra programada uma atividade que, hoje em dia, chamaríamos de "extra-classe", aquela mesma destinada a "vitalizar o ensino" [...]. E essa atividade extra-classe se resumia numa conferência a cargo do eminente sábio patrício César Lattes. [...] César Lattes, sob intensos aplausos daquêle selecionadíssimo auditório, levantou-se e assomou à tribuna.
O capitão Serpa naquêle tempo ainda não usava óculos; mas já não acreditava lá muito em seus olhos, quando os esfregou súbitamente: é que o rapazinho com quem palestrara longamente momentos atrás, aquêle mesmo rapazinho que fôra seu aluno no CPOR de São Paulo, e a quem êle dissera muito enfáticamente "como não havia de me lembrar!", outra pessoa não era senão o próprio conferencista - César Lattes!"
Diário de Notícias, 09 out. 1960
12"BRASIL PODE TER A BOMBA ATÔMICA
Basta haver verba
A bomba atômica brasileira poderá ser uma realidade quando o Brasil se decidir a sair do campo pacífico para as experiências de guerra e, mesmo assim, para isso, terá que adquirir centrifugadoras capazes de tratar urânio-235, do tipo empregado no fabrico de bombas, informou ao DN, hoje pela manhã, pelo telefone interestadual, o sr. Mário Scheimberg, professor de física da Universidade de São Paulo. [...]
DE BONN
Despachos procedentes de Bonn, na Alemanha, dizem que a companhia Alemã "Degussa" notificou ter vendido ao Brasil equipamento para tratamento de urânio. Segundo o despacho, as centrifugadoras da "Degussa" agora, com a adaptação de novos aparelhos aperfeiçoados, podem fabricar urânio para bombas atômicas por um custo reduzido de 50 milhões de dólares. [...]
PODE TER
[...] O cientista César Lattes, também ouvido em São Paulo pelo DN, disse que as notícias procedentes de Bonn, devem estar erradas. "Nunca o Brasil pensou em fabricar bombas atômicas. As nossas centrífugas tratam o urânio-238. Mesmo que já fabricassemos o 235, não podiamos dizer que estaríamos em condições de fazer bombas atômicas".
MUITO MAIS
O professor César Lattes defende a tese de que o Brasil pode fazer, quando quiser, uma bomba do poder da que destruiu Hiroshima. Mas para isso é necessário:
1 - querer fazer;
2 - ajuda do govêrno (o que não tem);
3 - adquirir mais centrifugadoras, porque as duas não dão para tratar a matéria prima necessária;
4 - mais técnicos.
Uma bomba atômica, a ser fabricada com os recursos de que o Brasil dispõe, no momento, custaria um mínimo de 150 milhões de dólares. As centrifugadoras da "Degussa" (do tipo vendido ao Brasil), se adaptadas com a nova aparelhagem, podem reduzir êsse custo para 50 milhões, segundo o telegrama."
Diário da Noite, 13 out. 1960
13"1.800 ALUNOS EM 18 SALAS NA FNF
Filósofos da "Nacional" Querem Prédio do Tribunal Para Poder Estudar Melhor
- Somos 1.800 alunos, práticamente encurralados em apenas 18 salas do velho edifício da Faculdade Nacional de Filosofia - disse a môça de franjinha, do curso de Astronomia, enquanto Flora Cardoso de Abreu, do curso de História acrescentava, se lastimando: - e olhe lá, que para o prédio conter tôdas as turmas fizeram até uma favela no 6º andar:
- E é ali - arrematou a outra môça Maria do Carmo Meneses, do curso de Geografia - que o professor César Lattes, sob um teto de zinco vai continuar suas pesquisas sôbre energia atômica, num barracão... [...]"
Diário de Notícias, 14 out. 1960
14"Alunos de filosofia querem novo prédio: o atual não tem espaço para aulas
[...] Para demonstrar o desconfôrto da instalação, os alunos falam das favelas que são construídas nos espaços anteriormente destinados a circulação dos alunos. No sexto andar, a Diretoria da FNF foi forçada a fazer construir um barracão, com telhado de zinco, para que o professor César Lattes pudesse continuar suas pesquisas. O barracão foi instalado numa área livre, a única de que dispunham os alunos. [...]"
Jornal do Brasil, 15 out. 1960
15"Cientistas promovem reunião para analisar finalidades da COSUPI
A Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), realizou uma reunião entre alguns cientistas, e o Professor Ernesto de Oliveira Júnior, Presidente da Comissão Supervisora dos Institutos de Tecnologia (COSUPI), objetivando a melhoria da estrutura daquela comissão, e estudar suas finalidades.
Nessa reunião foi redigido um manifesto, que veio exprimir o ponto-de-vista da SBPC, no qual os cientistas chegam à conclusão de que um ponto de partida mais sólido e produtivo que a atividade da COSUPI, seria fornecer o desenvolvimento dos núcleos de investigação científica e técnica, apesar das condições adversas do País. [...]
Dada a prioridade da questão, de interêsse vital ao nosso país, propugnaremos por seu estudo cuidadoso e profundo, pela aplicação conveniente dos resultados dêstes estudos, aspectos êstes aos quais alguns cientistas brasileiros se comprometerão a não permanecer alheios.
Válter Osvaldo Cruz, Carlos Chagas, Paulo de Góis, Amadeu Cury, Lauro Sollero, Antônio Couceiro, Chana Malagolowkin, Herman Lent, Gilberto Vilela, Luís Gouveia Laboriau, H. Moussatché, César Lattes, Jacques Dannon, Leite Lopes, Gabriel Fialho, Jaime Tiomno e Maurício Rocha e Silva."
Jornal do Brasil, 18 nov. 1960
16"Nervos levam César Lattes ao hospital
O cientista César Lattes está internado em uma casa de saúde do Rio, em consequência de estafa e depressão nervosa causadas por excesso de trabalho e preocupação com pesquisas que vinha fazendo em São Paulo. [...]"
Jornal do Brasil, 02 dez. 1960
17"Estado de saúde de Lattes
RIO - Apesar das informações indicarem uma melhoria no estado de saúde do cientista César Lattes, que foi acometido de esgotamento nervoso, após uma semana de intensa atividade em seu laboratório de pesquisa, a reportagem do DC apurou que a senhora do cientista embarcou, às pressas, ontem à noite, para São Paulo, deixando seus filhos no Rio de Janeiro, em companhia de pessoas da família."
Diário Carioca, 03 dez. 1960
18"CESAR LATTES INCOMUNICÁVEL
O mundialmente famoso cientista brasileiro César Lates (foto), cujos trabalhos contribuíram decisivamente para o desenvolvimento da física nuclear, encontra-se internado no Sanatório Botafogo, no Rio, onde está sendo submetido a uma série de exames e proibido, terminantemente, de receber visitas, mesmo dos familiares. Verdadeira barreira isola o cientista. (LEIA NOTÍCIA NA PÁGINA DOIS)"
Jornal Última Hora, 03 dez. 1960
19"LATTES (INTERNADO NO RIO) NÃO PODE RECEBER VISITAS
[...] o conhecido cientista Cesar Lattes, recentemente acometido de nova crise nervosa, se encontra internado no Rio de Janeiro, no Sanatório Botafogo, onde está sendo submetido a uma série de exames e proibido, terminantemente, de receber quaisquer visitas, mesmo dos seus familiares.
O famoso cientista, que há cêrca de um ano estêve em tratamento naquela mesma casa de saúde, empenhava-se, atualmente, nos detalhes finais de um projeto relativo a raios cósmicos, de caráter internacional. A sede dos trabalhos dessa importante pesquisa, está nos Estados Unidos, onde Cesar Lattes estêve há quase dois mêses atrás. [...]"
Jornal Última Hora, 03 dez. 1960
20"Paradeiro de Lattes: Mistério
O cientista Cesar Lattes, famoso em todo o Mundo por suas ousadas incursões na Física Nuclear, continua sem dar sinal de vida, embora se saiba ter sido acometido de violenta crise de nervos. Misterio total cerca o seu paradeiro. (Leia na pág. 6)"
Jornal Última Hora, 05 dez. 1960
21"MISTERIO LATTES CONTINUA
Um misterio denso e impenetravel continua pairando em torno da doença do cientista Cesar Lattes, atualmente internado no Sanatorio Botafogo [...].
O diretor do estabelecimento, à guisa de desculpa, afirmou desconhecer a presença do cientista na casa da mesma forma procedendo a médica de plantão, Gilda Botelho que por seu turno desmentiu notícias veiculadas pelos jornais como sendo de sua autoria em torno da doença de Cesar Lattes.
Durante quatro horas a reportagem de UH rondou os altos muros que cercam o Sanatorio Botafogo em busca de notícias em torno do famoso físico que estaria, em face do misterio que cerca sua doença, à beira da loucura, totalmente isolado do mundo, sob intenso tratamento de sonoterapia. Nem sequer as enfermeiras sabem de quem se trata, presumindo-se que esteja ele internado com nome suposto para fugir, assim, a qualquer publicidade."
Jornal Última Hora, 05 dez. 1960
22"A FOTO TEM MEMÓRIA
Em dezembro de 1948 desembarcava no Rio, vindo dos Estados Unidos, o professor César Lattes. Seu nome na época era manchete dos jornais e sua recepção foi concorrida e movimentada. Era quase um garôto, o físico brasileiro cuja descoberta repercutira em todo o mundo. Vinha para ser paraninfo de uma turma da Escola Nacional de Química. Os jornais descobriram logo a indicação de seu nome para o Prêmio Nobel de Física. Modesto, meio acanhado, César Lattes nunca contou muitas vantagens. Quando os repórteres perguntaram o que era sua descoberta, se êle "iria descobrir mais", César a todos respondia que estava estudando, apenas estudando. Aos que o chamavam de cientista, respondia como estudante. Depois Lattes veio definitivamente para o Brasil para aqui, reunido a um grupo jovem de estudiosos, formar o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.Quase dez anos de trabalhos intensos, lutando contra incredulidade e má vontade, contra a falta de compreensão e de ajuda, cansaram o rapaz modesto e estudioso. No Brasil as glórias são passageiras. É uma pena: o Brasil está começando a esquecer César Lattes."
Correio da Manhã, 11 dez. 1960
23"A PESQUISA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CONHECIDOS por uma denominação imprópria, os chamados "raios cósmicos" são, na verdade, partículas elementares portadoras de elevada energia, cuja origem é ainda desconhecida. Sabe-se que elas provêm do espaço cósmico e penetram nas camadas superiores da atmosfera terrestre com uma energia que pode atingir, talvez, até 10 [elevado a] 18 volts eletrônicos. [...]
Participam dessa investigação 31 grupos de estudo de 20 países, entre êles o Brasil - representado no momento pelo Departamento de Física da Universidade de São Paulo, onde o material enviado pelo ICEF foi confiado à direção do professor César Lattes que conta, em nosso país, com a colaboração da Comissão Nacional de Energia Nuclear. [...]"
A Noite, 16 mar. 1961
24"Jaime Tiomno Não pensa em...
(Conclusão da 1ª página) [...]
CIENTISTAS OPINAM [...]
O professor Cristóvão Cardoso disse ao "Diário de Notícias" que o trabalho do cientista Jaime Tiomno é de grande importância, com projeção internacional. O físico brasileiro fêz a previsão teórica do Meson K' e agora tem a glória de ver o seu trabalho comprovado experimentalmente. [...]
30 PARTÍCULAS [...]
O professor Pierre Henrie Lucie, das Faculdades de Filosofia e Politécnica da Universidade Católica, explicou que, em 1937, no Japão, fôra demonstrada teóricamente a existência dos mesons, mas só 11 anos depois foi comprovada sua atividade em laboratório, pelo grupo de que fazia parte o professor César Lattes, brasileiro. [...] Atualmente já foram descobertas cêrca de 30 partículas diferentes no átomo. [...]
Os cientistas salientaram que a descoberta do professor Tiomno é a segunda conquista brasileira de repercussão internacional, no campo da ciência atômica. O ciclo iniciou-se com o professor César Lattes, há alguns anos, que constatou a presença do próprio Meson no núcleo atômico."
Diário de Notícias, 11 maio 1961
25"JORNAIS E REVISTAS EM REVISTA
O Departamento de Física da USP
Dificilmente poderíamos encontrar na história do desenvolvimento científico do país exemplo de tenacidade e de alto nível de trabalho intelectual como o que, desde a fundação da Universidade de São Paulo, vem sendo dado pelo Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. [...] No laboratório de emulsões nucleares de alta energia, dirigido pelo prof. Cesar Lattes, 5 assistentes, auxiliados por 8 microscopistas e 4 bolsistas, num trabalho de cooperação internacional, analisam a produção multipla de particulas em alta energia. [...]
Transcrito de "O Estado do São Paulo"."
Jornal Nossa Voz, 25 maio 1961
26"Russos ao Reitor: Queremos Mestres e Estudantes Brasileiros em Moscou [...]
CESAR LATTES fez uma conquista fácil e rápida: os estudantes russos gostaram dele e "condecoraram-no" com distintivos."
Jornal Última Hora, 26 maio 1961
27"TIOMNO DESCOBRE PARTÍCULA ATÔMICA E JÂNIO CORTA VERBAS DO CENTRO DE PESQUISAS
Plano De Compressão De Despesas Reduziu A Subvenção Da Equipe De Cientistas Do Centro Brasileiro De Pesquisas Físicas, Onde Foram Feitas As Descobertas de César Lattes, Tiomno e Camerini - Os Americanos Estão Tentando Estrangular A Ciência Nacional - Jânio Engambela Com O Cosmos Em Lugar De O Govêrno Subvencionar O Átomo [...]
Falando à reportagem, o próprio professor Tiomno confirmou a redução da verba. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas recebia... Cr$ 50 milhões anuais a título de subvenção aos seus trabalhos, grande parte dos quais vem alcançando projeção internacional. Com o "aperta o cinto" janista os Cr$ 50 milhões deceram para Cr$ 35 milhões, o que constitui praticamente uma migalha. [...] O corte procedido pelo sr. Jânio Quadros quem, por sinal, sempre andou pretendendo apresentar-se como um protetor da ciência) reduzirá assim a nada todos os planos traçados pelo CBPF, organização fundada pelo sr. César Lattes. [...]"
Diário de Notícias, 04 jul. 1961
28"Cientistas Defendem Tiomno e Contestam Lattes
CINQÜENTA e um físicos brasileiros acabam de lançar um manifesto a todo o país, contestando as acusações feitas pelo cientista César Lattes contra a reputação científica do físico Jayme Tiomno, descobridor do nôvo elemento atômico, o Meson K', em entrevista publicada, na última semana, em uma das revistas desta cidade.
Os signatários do documento, cuja primeira assinatura é do Professor José Leite Lopes, Diretor-Científico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, ao dar a público o referido manifesto, afirmaram que o faziam em virtude do Professor Tiomno encontrar-se nos Estados Unidos, em reunião científica de alto nível, não podendo, portanto, responder às acusações contra êle assacadas pelo cientista brasileiro César Lattes. [...]"
Jornal Ultima Hora, 14 ago. 1961
29"Físicos Confirmam Reputação Científica de Tiomno
Mais de cinquenta físicos brasileiros, liderados pelo prof. José Leite Lopes, diretor científico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, lançaram manifesto a todo o país, rebatendo acusações dirigidas pelo cientista César Lattes ao físico Jaime Tiomno, em entrevista publicada em revista de grande circulação. [...]"
Diário de Notícias, 15 ago. 1961
30"Lattes Confirma Ataques a Tiomno e Desdenha Manifesto
SÃO PAULO, 15 (UH) - 'Desejo esclarecer que a palavra vigarista, que deu origem a tôda essa celeuma, não teve a intenção de ferir a pessoa do Professor Jaime Tiomno. Usei a expressão como substantivo e não como adjetivo, e assim ela consta dos dicionários' - disse a UH o cientista nuclear brasileiro César Lattes, ao confirmar e reiterar os têrmos e conceitos emitidos em sua entrevista à revista "O Cruzeiro".
Quanto à existência de um manifesto de desagravo ao Professor Tiomno, o Professor César Lattes põe em dúvida, também, a qualidade de físicos nucleares aos que assinaram o documento - e pergunta: - 'Serão mesmo físicos nucleares? Pelo que sei, apenas assim podem ser classificados, entre os 51 signatários, quando muito, uns dez ou onze'. [...]"
Jornal Ultima Hora, 15 ago. 1961
31"Lattes Confirma Ataques a Tiomno e Desdenha Manifesto
[...] Amanhã no Rio
Procedente dos EUA, onde se encontra a convite da Fundação Nacional de Ciências daquele país, chegará ao Rio, amanhã, o cientista Jaime Tiomno. Seus familiares, que se recusaram a fazer qualquer pronunciamento a respeito do "affaire", acham que o manifesto 'foi uma demonstração bastante simpática e confortadora'.
Ao mesmo tempo, outros signatários do manifesto, como os físicos atômicos José Lopes e Jacques Danon, preferiram não se estender sôbre o assunto, alegando que 'o manifesto diz tudo'."
Jornal Ultima Hora, 16 ago. 1961
32"Tiomno cala ante crítica de Lattes
O cientista Jaime Tiomno, [...] não confirmou nem desmentiu a notícia, [...] de que pretende mover ação criminal, por injúria e difamação, contra o cientista César Lattes, que o acusou de mistificador, tachando suas descobertas do méson k como mero aproveitamento de estudos norte-americanos.
O Sr. César Lattes, [...] explicou a cientistas paulistas que nada tem contra o Sr. Jaime Tiomno: quer apenas destruir o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instituição que fundou em 1949 e da qual se afastou agora [...]."
Jornal do Brasil, 17 ago. 1961
33"'AFFAIRE'
LATTES-TIOMNO
- Estou chegando de viagem e ainda não tomei conhecimento, em detalhes, das declarações do Prof. Lattes nem do manifesto que foi repudiado. Assim, reservo-me o direito de não responder às críticas, o que farei mais tarde, se julgar necessário.
Foram estas palavras do Professor Jaime Tiomno, descobridor do "Méson K", recém-chegado dos Estados Unidos, quando perguntado sôbre as críticas que lhe foram feitas pelo cientista César Lattes, que repudiou um manifesto de solidariedade, subscrito por 51 físicos, ao Prof. Tiomno."
Jornal Ultima Hora, 18 ago. 1961
34"TIOMNO: 'VOU VER SE VALE A PENA RESPONDER A LATTES!'
RIO, 18 (UH) - O professor Jaime Tiomno, descobridor do meson "k", recusou-se, ontem, a responder as críticas que lhe foram por outro cientista, o professor Cesar Lattes, que o acusou inclusive, de vigarista e repudiou um manifesto de solidariedade ao professor Tiomno, subscrito por 51 cientistas. [...]"
Jornal Ultima Hora, 18 ago. 1961
35"Prof. Jaime...
(Conclusão da 1ª página)
'Tivesse Lattes chegado a Rochester antes do encerramento da Conferência Internacional de Física e Alta Energia, ou folheado os "proceedings" dessa conferência, teria verificado que na mesma hora em que foi feita a comunicação de Gell-Mann apresentei os resultados de nosso trabalho com a previsão da existência e propriedades do K', inclusive sua massa aproximada'. A comunicação com um trabalho mais detalhado está publicada na "Physical Review Letters", em 1º de fevereiro de 1961. 'A própria descrição do nosso trabalho publicada nesta mesma revista e feita por Lattes está errada, mostrando que nem êsse trabalho êle leu ou entendeu'.
PREVISÃO
Continuando, o professor disse que o sr. Lattes sabe e que êle mesmo havia esclarecido repetidamente aos jornalistas que num trabalho teórico não se pode fazer descoberta de novas partículas, mas apenas previsão de sua existência. [...] 'O que o trabalho de Gell-Mann e o meu, em colaboração com Videira e Zaguri, fizeram, como sempre afirmei, foi prever a existência do meson K' e levar os experimentais do grupo Berkeley a fazer sua posterior descoberta".
ERROS
[...] 'Para não me alongar, deixo de anotar aspectos errôneos da menção feita na entrevista do professor Lattes ao eminente físico inglês Dirac'. [...]"
Diário de Notícias, 24 ago. 1961
36"Cientista Acusado Por Lattes de 'Roubo' Refuta Seu Colega
[...] refutando, em entrevista coletiva, as declarações de César Lattes tornadas públicas em "O Cruzeiro" e "O Globo", o professor Jaime Tiomno, do Instituto de Física Nuclear acrescentou que não deseja abrir polêmica sôbre o assunto, mas que uma explanação se fazia indispensável, porque a atitude de Lattes implicava menos numa agressão pessoal do que numa tentativa de desprestigiar instituições científicas e universitárias do país. E acrescentou:
- Esta é a primeira e única entrevista que dou sôbre o assunto. Minha primeira reação foi a de dar o caso por encerrado com a maciça manifestação a meu favor, feita pelos físicos brasileiros em memorial amplamente divulgado. [...]"
A Noite, 24 ago. 1961
37"Conflito e pesquisa
As discussões travadas entre dois cientistas brasileiros de renome internacional têm causado profundo mal-estar nos meios culturais e científicos do país.
Os dois cientistas César Lattes e Jaime Tiomno que discutem a honestidade profissional [...]"
Correio da Manhã, 25 ago. 1961
38"Meio ano de educação
[...] Está reunido no Brasil um Congresso Interamericano de Física Nuclear. Temos, nessa especialidade, gente de primeira classe, pesquisadores como César Lattes, José [Leite Lopes], Mário [Schenberg]. No entanto, são magros os resultados, porque a êsses homens não se concedem os recursos indispensáveis.
Diz-se que são trabalhos teóricos. Apenas teóricos! Como se as grandes descobertas e invenções fôssem frutos do acaso ou do trabalho industrial encomendado! Na verdade, foram resultados de pesquisas teóricas, aparentemente sem imediata aplicação prática. [...]"
Correio da Manhã, 26 jun. 1963
39"O Brasil Dentro do Mundo Atômico (I)
Pesquisa Física - Fôrça Para o Desenvolvimento [...]
Fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas [...]
O Brasil Dentro do Mundo Atômico
Em 13 de janeiro de 1949 foi instalado o Centro. João Alberto era seu presidente. Entre os professôres, figuravam César Lattes, José Leite Lopes, Leopoldo Nachbin, Hervásio Guimarães de Carvalho, Francisco Mendes de Oliveira Castro, Jaime Tiomno, Gabriel Fialho, Elisa Frota Pessoa e outros. Uma sociedade civil, sem fins lucrativos. O ensino desinteressado, não em caráter de amadorismo e, sim, militante. Uma novidade para a nossa terra. [...]"
Jornal Ultima Hora, 23 ago. 1963
40"Lá Não Somos Apenas 'South America'; Somos Brasil
[...] A presença da França na formação cultural do brasileiro era fato notório até a última guerra mundial. [...]
Acrescentou Gilberto Amado: '[...] Naturalmente, o interêsse da França coloca-se em continuar a ter no Brasil um grande mercado de livros e de influência de idéias'.
General "Juanadárquico"
Mas o interêsse da nova geração brasileira (esperando-se que ela seja interessada para não merecer o título de "geração burra") será inevitávelmente atraído para as culturas que lhe pareçam atualizadas. A propaganda norte-americana sabe hábilmente explorar a sua curiosidade pelas técnicas modernas e acentua-lhe a tendência adquirida para um "way of life" cientificista. O que tem a França de hoje a oferecer culturalmente (tomando a palavra cultura no seu sentido mais amplo) ao Brasil e a esta geração que é mais César Lattes que Drummond, mais Henry Ford que Scott Fitzgerald, mais Einstein que Nabocov? - há exceções, naturalmente, mas o quadro geral me parece ser êste. [...]"
Jornal Ultima Hora, 25 ago. 1964
41"LEITE LOPES E A CIÊNCIA DA FRANÇA
'Só Lucraremos em Freqüentar a Escola Francesa'
[...] O professor Leite Lopes tem batalhado incansávelmente para que, na medida das nossas possibilidades, não fiquemos na retaguarda do progresso científico mundial. Entre outras vitórias, deve lhe ser creditada, juntamente com César Lattes e mais alguns cientistas brasileiros, a da fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. [...] como outros ilustres nomes dos nossos quadros científicos e culturais, êle [José Leite Lopes] recebeu convite para trabalhar em solo estrangeiro. Demitido, pelo atual Govêrno, de seu pôsto de diretor científico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, está êle de partida para Paris, onde irá reunir-se a seus colegas franceses que integram a famosa equipe de Orsay. [...]"
Jornal Ultima Hora, 25 ago. 1964
42"Americanos Apelam Por M. Schenberg
CIENTISTAS participantes do II Congresso Internacional de Físicos de Relatividade e Astrofísica, ora em realização no Texas, enviaram ao Governador Ademar de Barros um apêlo em favor da concessão de habeas-corpus ao Professor Mário Schenberg, através de mensagem em que ressaltam a contribuição do cientista brasileiro ao estudo das estrêlas supernovas, particularmente quanto à Estrêla de Belém, graças ao mecanismo URCA, desenvolvido por Schenberg e George Gamow.
O documento foi trazido ao Brasil pelo Professor César Lattes, que, em trânsito pelo Rio, ontem, a caminho de São Paulo, afirmou que o apêlo tem como objetivo permitir a continuação do trabalho científico de um técnico de valor reconhecido internacionalmente, como é Mário Schenberg. [...]"
Jornal Ultima Hora, 23 dez. 1964
43"OBSCURANTISMO
César Lattes chegou ao Rio trazendo no bolso um documento aprovado pelos cientistas que, nos Estados Unidos, se reuniram para o II Congresso Internacional de Físicos de Relatividade e Astrofísicos. Pedem êles ao govêrno que deixe de perseguir o professor Mário [Schenberg] e à Justiça que lhe conceda habeas-corpus. [...]
O apêlo dos cientistas em favor de Mário [Schenberg] bem demonstra o mal que a política obscurantista e de terrorismo cultural adotada pelo Govêrno causa ao Brasil."
Correio da Manhã, 24 dez. 1964
44"Cientistas atuam pró Schemberg
Professôres paulistas vão engrossar o movimento em favor do cientista Mário Schemberg, que tem decretada a sua prisão preventiva como "subversivo". Os paulistas estudam a sua atuação no caso, especialmente agora que o sr. César Lattes trouxe da Europa manifestação pró-Schemberg, assinada por cientistas de quase todos os países do mundo."
Diário Carioca, 24 dez. 1964
45"DEPOIMENTO
Chegando do exterior, o físico César Lattes atestou que, nos centros de pesquisas, o atual govêrno, pela sua perseguição a professôres e outros homens de saber, é considerado inimigo da cultura. Mas o professor Lattes, sábidamente apolítico, não se limitou à simples constatação. Referiu-se, para exemplificar, ao caso do professor Mário Schemberg, físico, teórico dos poucos existentes no país, afastado de sua cátedra, em São Paulo, sob acusação de subversivo. Devemos louvar a coragem cívica e profissional do professor Cesar Lattes, que chamou a atenção para os perigos do êxodo e do exílio de tantos quadros culturais, cujo afastamento prejudica sobremodo o País, já tão carente de competência científica e técnica.
Mas, no campo governamental, suas palavras não encontrarão eco. E talvez lhe valham ser também catalogado como subversivo, por algum falso revolucionário capaz de confundir Física e educação física."
Correio da Manhã, 31 dez. 1964
46"Lattes nega a Bíblia
Ao inaugurar ontem o curso de Verão patrocinado pela CASES no Instituto de Física da PUC, o professor César Lattes condenou a teoria bíblica sôbre Cosmologia, segundo a qual tudo permanece estacionado e nada muda, por considerá-la pessimista e em oposição ao conhecimento do homem sôbre o universo. A aula teve como tema as "constantes" da Física e a idade do universo, que, segundo o professor é de 9 bilhões de anos. [...]"
Diário Carioca, 14 jan. 1965
47"PROF. PIERRE LUCIE: É PRECISO REVOLUCIONAR A FÍSICA
Precisamos revolucionar a metodologia no ensino da Física, fazer o mesmo que os norte-americanos fizeram em 1956, ao fundarem o "Phyzical Science Study Comite", por verificarem que os métodos usados até aí não traziam os resultados práticos que o mundo atual exige". Assim se expressa para o "DN" o diretor do "Curso de Verão" da Pontifícia Universidade Católica, prof. Pierre Henri Lucie [...].
CÉSAR LATTES DARÁ AULA
Durante a primeira aula do Curso, o prof. Pierre, na presença do "DN", provocou a classe, colocando os professôres em "xeque", e levando cada um a examinar-se, a entender um pouco a grandeza de unidades cósmicas, e a cair humilde ante à sua ignorância. O Curso compõe-se de 28 participantes de todo o Brasil [...].
E para terminar, o prof. Pierre explica que, hoje, os processos científicos já fazem crescer e fabricam cristas. E sôbre a data do Universo, êle diz ser de 10 bilhões de anos, pelo menos, "até amanhã, e segundo a sua afirmativa, até a hora em que o prof. César Lattes, vai "metralhar" essa teoria com a sua nova exposição do Universo"."
Diário de Notícias, 14 jan. 1965
48"Hibridismos
[...] o Brasil não é muito citado no mundo das criações filosóficas ou científicas: o sociólogo Viana Moog logrou encontrar apenas meia dúzia de concidadãos a quem se pode creditar até hoje essa proeza - Santos Dumont, Osvaldo Cruz, Carlos Chagas, Vital Brasil, Manuel de Abreu e César Lattes. No mais, é o risco das improvisações, que de certo não têm oportumidade num mundo cada vez mais empolgado pela tecnologia. [...]"
Diário de Notícias, 16 mar. 1965
49"PROVA É SUSPENSA PORQUE PROFESSOR DA UB NÃO RECEBE
[...]
Catedráticos
Todos os catedráticos do Instituto de Física estão ausentes, por falta de estímulo para lecionar. O prof. Leite Lopes, depois de haver sido prêso pela DOPS e perseguido, encontra-se em Paris, na Sorbonne; o professor Jaime Tiomno está na Universidade de Brasília e o professor César Lattes, na Itália. Os contratados, que vinham dando aulas, ameaçam seguir o mesmo caminho, pois não recebem os vencimentos e a interrupção das provas parciais é o primeiro passo para o esvaziamento completo do Instituto de Física. [...]"
Correio da Manhã, 17 jun. 1965
50"FÍSICA PÁRA POR PAGAMENTO
Alunos do curso de física da Faculdade Nacional de Filosofia desmentiram, ontem, as declarações do diretor daquela escola, professor Faria Góis, de que seriam realizadas provas normalmente, a partir do dia 22. Informam os alunos que os 19 professôres contratados por indicação do professor César Lattes, não darão provas enquanto não receberem, o que não acontece desde o início do ano. [...]"
Correio da Manhã, 20 jun. 1965
51"CÉREBROS
O cientista Cesar Lattes declarou que o govêrno o obrigara a interromper uma bôlsa de estudos sôbre cosmologia-evolução do universo, que cumpria na Universidade de Pizza, sob a alegação de que catedráticos interinos não podem, constitucionalmente, sair do País. Com estas declarações tivemos duas revelações insuspeitadas - a primeira, alvissareira, é de que o Ministério da Educação manifesta afinal interêsse pela recuperação de professôres que, por motivos econômicos ou políticos, engrossaram a corrente da exportação de cérebros brasileiros para os países desenvolvidos. A segunda, é que Cesar Lattes, talvez o físico brasileiro de maior renome internacional, ainda é catedrático interino.
No entanto, apesar do súbito interêsse do MEC pelo professor Lattes, não é com ordens arbitrárias e picuinhas burocráticas que conseguiremos formar e conservar os pesquisadores necessários ao nosso desenvolvimento econômico. É dando condições materiais, quer em salários, quer em equipamento, e eliminando o macartismo e as perseguições políticas dos centros de estudos universitários que poderemos acabar com a exportação de cérebros."
Correio da Manhã, 30 jun. 1965
52"Ciência e IPMs
O Brasil perde terreno no campo da ciência. Os esforços que se vinham tentando para recuperar o tempo perdido foram perturbados pela perseguição movida pela chamada "revolução" contra os cientistas. Diante disso, a situação se agravou.
Não se trata de novidade. Mas quando o fato é trazido à evidência por um cientista do padrão de um César Lattes torna-se mais impressionante "Há uma queda na qualidade da produção", disse êle. As causas? Lattes observa: "As causas estão na carência de professôres estrangeiros, fuga dos especialistas formados aqui e má orientação de algumas instituições, como ocorre no Rio com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e com a Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil".
A fuga se dava, antes, por escassez de recursos nacionais. Ao Govêrno caberia incentivar os centros de pesquisa, supri-los de recursos. Mas com a "revolução" a fuga assumiu aspecto político ou ideológico. [...]"
Jornal Ultima Hora, 03 jul. 1965
53"FALTA DE CIENTISTAS (I)
[...] A fuga dos cientistas segundo César Lattes, não é devida exclusivamente ao movimento de 1964. Já se verificava antes, graças à ausência de ambiente propício ao trabalho científico, mais até que os salários baixos. [...]
Lattes propõe novos campos para a Física no Brasil. A seu ver, não deverá ela ocupar-se de programas ambiciosos e caros, mas perseguir resultados possíveis, como a aplicação da Física Nuclear a problemas geológicos e à astronomia, com vistas ao petróleo e às telecomunicações. [...]"
Diário de Notícias, 13 jul. 1965
54"Marise conta
Ainda em recente conferência, dos nossos maiores cientistas, o Dr. Cesar Lattes declarou: "terra possui aproximadamente T bilhões de anos". [...]"
Diário Carioca, 18 jul. 1965
55"Ciência, Magistério e Salários
[...] César Lattes reclama para o progresso dos estudos científicos no Brasil a substituição do velho equipamento, o trabalho harmônico das instituições de pesquisa, recursos financeiros e salários condizentes com a importância social do magistério e dos cientistas. [...]"
Diário de Notícias, 22 ago. 1965
56"ELE CONTAVA apenas vinte e três anos quando seu nome tornou-se conhecido nos meios científicos do mundo inteiro. Era um rapaz curitibano que estudava e trabalhava nos Estados Unidos e descobrira o meson-pi: César Lattes. Célebre, voltou ao Brasil, fixou-se em S. Paulo e, cada vez mais, notícias suas escassearam entre nós. Sem confirmação, soubemos que recebera um convite da Itália e fôra ou ia trabalhar na Europa. Agora, ei-lo de volta, em visita à terra natal, César Lattes está sendo esperado em Curitiba, até o fim do mês. Aqui estão seus parentes, amigos e suas recordações da infância, que o acolheram festivamente, em sua amizade e em sua saudade."Diário do Paraná, 26 ago. 1965
57"Físico alemão no Rio: vamos à Lua
O físico nuclear alemão Eliot Patrick Fowler, que chegou ontem ao Rio para ficar um ano no Brasil, declarou que 'êste país é rico em tudo quanto se possa imaginar e só basta ao seu Govêrno dar maiores "chances" aos seus técnicos e cientistas, para êle se tornar uma das maiores potências do mundo'. Previu que o homem - inclusive o brasileiro - irá, não só à Lua, mas a Marte.
Citando César Lattes, o descobridor do méson, como um dos expoentes da ciência, no Brasil, o Professor Fowler explicou que sua permanência em nosso País faz parte do convênio firmado recentemente entre os Governos brasileiro e alemão-ocidental. [...]"
Diário Carioca, 04 set. 1965
58"Átomo que sai convoca cientistas
BRASÍLIA (Sucursal) - Os cientistas César Lattes e Francisco de Assis Magalhães Gomes, ex-vice-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, vão ser convidados a depor, na próxima semana, na CPI da Câmara que está investigando a exploração e comercialização das jazidas brasileiras de minérios atômicos. [...]"
Correio da Manhã, 12 set. 1965
59"A Bomba é Nossa (III)
Atomobrás Seria a Solução
Mil e quatrocentos cientistas brasileiros, reunidos em Sessão Plenária da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência aprovaram uma moção de apoio ao govêrno federal pela sua política no campo nuclear. Eram êles das mais diversas regiões do Brasil, e representavam todos os setores da ciência no país. [...]
AINDA O DESENCONTRO
[...] Cientistas acham que há militares brasileiros interessados em produzir armamentos nucleares. Outros acham que para se conseguir um pleno desenvolvimento nuclear devemos ter também nossa bomba, sem preconceitos pacifistas. [...]
AS USINAS TERMONUCLEARES
A grande meta do govêrno federal no setor é, entretanto, a de aprofundamento das pesquisas nucleares. E seu primeiro passo prático é a construção de usinas termonucleares de energia elétrica. [...]
CONTRA ACÔRDOS INTERNACIONAIS
O professor brasileiro Roberto Salmeron, que trabalha em Genebra, no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear diz que 'a restrição à pesquisa científica, sob a forma de acôrdos internacionais, como o de proscrição de armas nucleares, é condenável sob todos os aspectos porque a investigação não conduz apenas à aplicação militar, mas, sobretudo, leva à utilização para fins pacíficos, em grande escala atendendo às necessidades do desenvolvimento mundial'.
A esta condenação no plano externo, soma-se a do cientista Cesar Lattes, no plano interno: 'A posição adotada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear e do Ministério de Minas e Energia está errada. Devemos criar urgentemente uma emprêsa de economia mista, a Atomobrás, no Brasil, que como a Petrobrás e Eletrobrás centralizariam os trabalhos de pesquisas e investimentos no campo nuclear, evitando a atual dispersão'. [...]"
Diário do Paraná, 01 out. 1966
60"Valôres exportados
César Lattes foi obrigado a voltar à Universidade do Brasil, interrompendo os estudos de cosmologia que vinha fazendo na Itália. Motivo: o govêrno brasileiro, que lhe havia concedido autorização especial para cursar bôlsa de estudos em Roma, suspendeu-lhe a distinção inesperadamente, sob o pretexto de que a Carta Magna não permite a saída do país, de professor interino.
Já é de surpreender que o grande físico brasileiro há três anos esteja aguardando efetivação para o corpo docente da UB. Mais curiosa ainda foi a solução encontrada pelas nossas autoridades para mantê-lo entre nós. Quando a maneira inteligente de fazê-lo, como de resto com todos os grandes nomes da intelectualidade brasileira que se têm afastado do nosso meio seria criar condições aqui para a sua permanência, em proveito do desenvolvimento cultural e técnico do país."
Diário Carioca, 31 dez. 1966
61"FÍSICO DIZ QUE NÃO TEM BASE DENÚNCIA A COSTA
O professor Hugo Frederico Kremer, diretor do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física da Universidade Federal do Paraná, e um dos cinco elaboradores do Plano Quinquenal de Física do Conselho Nacional de Pesquisas, disse que a denúncia do presidente do Instituto Brasileiro de Astronáutica e Ciências Espaciais, sr. Flavio Pereira, ao presidente Costa e Silva não tem fundamento. A denúncia considera que 'é grave a situação da ciência física nacional porque os cientistas brasileiros vêm-se recusando a discutir a teoria da impulsão, que põe por terra a teoria da relatividade de Einstein.
Evoluir
[...] O professor Hugo Kremer, juntamente com Cesar Lattes, José Goldenberg, Mario Schemberg, e Jacques Danon, elaborou as diretrizes para o estabelecimento de um Plano Quinquenal para o desenvolvimento da Física no Brasil. [...]"
Diário do Paraná, 21 maio 1967
62"De volta a casa
Carlos David
Faço de conta que esta hora alguém, talvez aqui mesmo no Rio, arruma as malas para a Bolívia. Isto sucedeu comigo e a estância nos Andes durou sete anos felizes. De volta a casa, quero dedicar meus primeiros garranchos em portunhol para êsse alguém.
Pensa, amigo adido, antes de mais nada, que uma terra e uma gente legendárias estão próximas a nós, o que vale dizer: uma bela aventura te espera. Há muitos modos de chegar à Bolívia, e se logras compreendê-la, amá-la, a saída é que será difícil. Tua história começará com o altiplano imenso, a majestosa Cordilheira Real. O Ilimani, o Mururata (cume que pretendeu elevar-se mais que o Ilimani e foi por êste degolado), Huayna Potosi, Illampu, Chacaltaya (onde o brasileiro César Lattes ajudou a montar o mais alto laboratório do mundo, a 5.200 m), com suas neves eternas. [...]"
Correio da Manhã, 27 maio 1967
63"DIÁRIO DE BRASÍLIA
A HIERARQUIA POR SALVAÇÃO
OTACÍLIO LOPES
[...]
MAIS CASOS
[...] 5 - Na Comissão de Segurança Nacional da Câmara a deputada Ivete Vargas levantou o problema da energia atômica, solicitando reuniões secretas nas quais seriam ouvidos oito cientistas atômicos brasileiros: Nei Lopes, Mário Schemberg, César Lattes etc e mais um representante do Conselho Nacional de Segurança para o arranque da formulação de uma política brasileira de energia nuclear. A liderança do govêrno foi obrigada a agir para evitar uma derrota que seria contundente e sobretudo delicada pelas implicações nacionais e internacionais da matéria. O assunto, para o govêrno, está relacionado com a política militar - é secreto, sigiloso e reservado. [...]"
Diário de Notícias, 01 jun. 1967
64"OPOSIÇÃO NÃO VÊ COMO DIALOGAR
[...] Na semana que passou, merecem destaque sete episódios elucidativos de uma tática em evolução: 1- A negativa, pela maioria governista, ao pedido do MDB de se ouvirem os cientistas Cesar Lattes e Marcelo Damy, sôbre a política atômica do país; [...]"
Correio da Manhã, 04 jun. 1967
65"ARENA IMPEDE QUE CIENTISTAS FALEM NA CÂMARA: ÁTOMO
BRASÍLIA (Sucursal) - A ARENA impediu, outra vez, ontem, na Comissão de Segurança Nacional da Câmara, que os cientistas César Lattes e Marcelo Damy, além de autoridades sôbre energia atômica, fossem ouvidos naquele órgão sôbre a política brasileira do átomo. [...]"
Correio da Manhã, 15 jun. 1967
66"LATTES/FRASE
SINVAL PEREIRA - Taubaté - 'Com que frase famosa o cientista brasileiro César Lattes há anos explicou a emigração de nossos cientistas?'
Então se referindo aos colegas especialistas da Física, César Lattes disse: 'Os professôres brasileiros de Física emigram em busca de sobrevivência na profissão' - reclamando César Lattes, na ocasião, o progresso da Ciência no Brasil, não sómente a substituição do velho equipamento, mas a aplicação de recursos financeiros e salários condizentes para os cientistas e mestres especializados."
Jornal do Brasil, 09 jan. 1968
67"a divergência que leva à bomba
DEPARTAMENTO DE PESQUISA
A decisão do Brasil é de não renunciar ao direito de produzir explosivos nucleares para fins pacíficos, proclamada enfáticamente pelos setores mais autorizados do Govêrno, a partir do próprio Marechal Costa e Silva. Distanciando-se das duas grandes potências atômicas - Estados Unidos e União Soviética -, que insistem em "impedir a proliferação de armamentos nucleares", a posição brasileira, várias vêzes reiterada nos últimos meses, também insiste em que o desenvolvimento tecnológico e social constitui a única meta a que visa. Mas isto não tem impedido que a divergência se mostre clara. [...]
Da parte dos setores mais responsáveis, no campo interno, tôdas as vozes têm apoiado a posição do Govêrno, desde cientistas, como César Lattes - "sem essa independência, no dia que o Brasil precisar de um artefato atômico para utilizá-lo pacificamente, na abertura de canais, remoção de obstáculos ou na exploração de jazidas minerais, por exemplo, terá de adquiri-lo no mercado internacional" [...]"
Jornal do Brasil, 29 abr. 1968
68"Deputado Acha Que Govêrno Precisa Atuar Com Audácia
[...] CÉREBROS DISPONÍVEIS
Lamentou [Deputado José Monteiro de Castro] ainda que "em um País que possui apenas cêrca de 300 grandes cérebros em disponibilidade, apenas três ou quatro estejam em uso, deixando o restante totalmente marginalizado das decisões e da formação de uma nova estrutura nacional"
Citou como elementos desprezados os Srs. César Lattes, Max Schemberg, Leite Lopes, Jacques Danon, "sem incluir Carlos Lacerda, que fatalmente, teria que estar entre os 300 cérebros privilegiados dêste país". [...]"
Diário de Brasília, 06 ago. 1968
69"Lattes e Schemberg deixam Departamento de Física da Universidade de São Paulo
São Paulo (Sucursal) - Os professôres César Lattes e Mário Schemberg deixaram o Departamento de Física da Universidade de São Paulo, por não concordarem com a exigência do professor Jaime Tiomno, que reclamou pára si o cargo de administrador do laboratório de emulsões nucleares.
César Lattes foi para a Universidade de Campinas, estruturar o Departamento de Física, Mário Schemberg se transferiu para o Departamento de Matemática da Universidade de São Paulo e um terceiro professor, Oscar Sala, que ensinava física nuclear, pediu demissão. [...]"
Jornal do Brasil, 11 ago. 1968
70"Cientistas
A CPI do Senado que estuda a evasão de cérebros já elaborou, através do seu relator, senador Arnon de Melo, o seu roteiro de trabalho. Serão ouvidos sobre o problema do "brain drain" Jacques Danon, Leite Lopes, Jorge Schweheim, Luiz Marques, Alceu Pinho Filho e almirante Otacílio Cunha, todos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
[...] César Lattes [...], todos da Universidade de São Paulo [...]"
Diário da Noite, 24 set. 1968
71"Lattes abre novas dimensões à física
RIO, 29 (Sucursal) - "O estado novo da matéria", anunciado pelo pesquisador brasileiro Cesar Lattes e que abre novas dimensões no estudo da Física é objeto de estudo de cientistas de todas as partes do mundo, impressionados e perplexos diante da descoberta, comprovada experimentalmente e que já não é passível de qualquer dúvida.
Segundo o cientista brasileiro, que realizou as suas experiências a 5.200 metros de altitude ['No alto da Chacaltaya, na Bolívia'], esse estado novo da materia significa que das colisões dos protons ou neutrons nasce um estado intermediário: daí é que são gerados os mesons, e não mais diretamente da colisão, como se supunha.
BOLA DE FOGO
Alguns cientistas da equipe do prof. Cesar Lattes estão chamando a esse novo estado intermediário de "bola de fogo", embora o próprio Lattes não a utilize. [...]"
Diário da Noite, 03 maio 1969
72"Cientistas dizem que ainda faltam meios para testar a nova descoberta de Lattes
Cientistas nucleares disseram ontem que os resultados obtidos pelo professor César Lattes ainda não são suficientes para comprovar a descoberta de um nôvo estado da matéria e que a ciência só poderá manifestar-se depois da publicação dos estudos por um órgão científico.
Êsses estudos não são novidade entre pesquisadores e cientistas, pois já foram realizadas conferências sôbre o assunto, uma na PUC e outra em São Paulo, ambas pelo professor japonês Fujimoto, um dos colaboradores do professor César Lattes. [...]
NOVA ETAPA
[...] Segundo a professôra Neusa Amato, a revelação da câmara n.º 14, que foi exposta por um ano aos raios cósmicos no pico Chacaltaya, na Bolívia, está sendo feita em Campinas. Por ser ela cinco vêzes maior que as últimas câmaras, poderia fornecer dados suficientes para um resultado mais positivo. [...]
Mesmo após o início das pesquisas com essa câmara, os estudos continuarão com a instalação de outra, que chegará à Bolívia em agôsto. Disse a professôra Neusa Amato que é necessário reunir mais dados, pois quanto mais forem recolhidos maiores serão as possibilidades de comprovação.

Schenberg ressalta o valor das experiências
São Paulo (Sucursal) - A existência de um nôvo estado da matéria, anunciado pelo professor César Lattes, foi considerada ontem pelo ex-catedrático de Física da USP, professor Mário Schenberg, da maior importância, "porque se relaciona com o problema fundamental de tôda a física: a compreensão da natureza das partículas elementares da matéria, que está nos limites da ciência.
- O nôvo estado revelado é na verdade um nôvo tipo de matéria, que ultrapassa a noção elementar de estados sólido, líquido ou gasoso, para ir além das matérias já conhecidas, mesmo das obtidas através de altíssimas temperaturas - explicou o professor Schenberg. [...]"
Jornal do Brasil, 30 maio 1969
73"Polinotas
CÉSAR LATTES
O cientista curitibano Cesar Lattes, receberá o título de cidadão benemérito do Paraná, segundo proposta apresentada ontem na Assembléia Legislativa. O autor do projeto de Lei, deputado Olivir Gabardo, destacou os trabalhos que o cientista tem apresentado em favor da humanidade, sobressaindo-se mundialmente no campo da Física. Historiou ainda que o cientista Cesar Lattes, descobridor em 1947 do "méson pi", anunciou outra importante descoberta, juntamente com cientistas brasileiros e japoneses, tratando da produção "múltipla do méson pi", que não se faz diretamente na colisão de núcleos, mas através de um estado intermediário. A descoberta é destinada a revolucionar a Física, alcançada nas pesquisas efetivas na Bolívia, a 5.200 metros de altitude."
Diário do Paraná, 31 maio 1969
74"NA MIRA DE 60 SUPER BOLAS DE FOGO
[...] Falando um pouco em inglês e um pouco em português, contou-nos [o cientista japonês Yoichi Fujimoto, colaborador de Lattes] que há quatro anos, Lattes vem tentando conseguir provas da existência da "bola de fogo", e que estas provas, ano a ano foram se tornando mais sólidas e, agora, não há mais dúvida possível. Existe o novo estado da matéria dentro dos protons e dos neutrons que formam o núcleo do átomo. [...]
O que o prof. Cesar Lattes e ele têm em mira, agora investigando as chapas sensibilizadas no pico de Chacaltaya é acumular provas da Super Bola de Fogo. Já surpreenderam cinco, mas acham que devem existir 60. E é esta parte da investigação que continuará e que se for bem sucedida, abrirá novos horizontes à ciência: "Quanto à bola de fogo, nós a descobrimos, mas ela é ainda, no seu conteúdo, um mistério"."
Diário da Noite, 04 jun. 1969
75"Lattes revela até sábado filme que prova sua tese
São Paulo (Sucursal) - Os professôres César Lattes e Shoichi Fujimoto esperam divulgar até sábado a revelação das 7 mil chapas fotográficas da Câmara 14, trazida recentemente do pico de Chacaltaya, onde pretendem encontrar sinais mais evidentes sôbre o que acham ser um nôvo estado da matéria.
Essa placa, por sua constituição, teria sido a mais impressionada pelos raios cósmicos, depois de um ano de exposição. [...]"
Jornal do Brasil, 04 jun. 1969
76"Inventos: a hora é dos brasileiros
A hora é dos brasileiros: inventos e descobertas tornam perplexos os sábios de todo o mundo, surpreendidos ante a criatividade e espírito de pesquisa de um povo que enquadrado na faixa dos subdesenvolvidos anuncia, através de Cesar Lattes, um dos maiores gênios da ciência contemporânea, um novo estado da matéria (a ser anunciado oficialmente ao mundo na Conferencia Internacional de Raios Cósmicos, em Budapeste), descoberta que dá uma nova dimensão à Física. [...]"
Diário da Noite, 09 jun. 1969
77"UM EXAME DE CONSCIÊNCIA
Comemoração
FÍSICA - O almirante H. B. Lins de Barros (HB para Henry British), irmão do sr. João Alberto, é o chefe do Departamento de Intercâmbio Cultural do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Lá, conheci-o alguns anos atrás, empenhado em trabalho meritório, inclusive planejando um museu de ciências importantíssimo. Agora, HB comunica ao reporter que o centro, fundado em 15 de janeiro de 1949, comemorará a data do aniversário do seu fundador e primeiro presidente, o "saudoso João Alberto Lins de Barros", dia 12.
Convém notar que, em 1949, João Alberto propugnava pela criação, no Brasil, de condições propícias ao ensino e pesquisa da física, ciência que começava, no Brasil, a assumir papel sedutor, logo após a desintegração nuclear, e Cesar Lattes acabar de fazer a sua notável descoberta de produção artificial do Meson.
O Centro é hoje organismo adulto, com seus laboratórios, oficinas e salas de aula, dependendo de doações e subvenções particulares ou governamentais, nacionais e estrangeiras."
Diário do Paraná, 12 jun. 1969
78"Lattes pede ajuda a Negrão, que promete atendê-lo mais tarde quando houver verba
O cientista César Lattes estêve ontem no Palácio Guanabara, a fim de pedir ao Governador Negrão de Lima um auxílio de NCr$ 120 mil para a compra de 70 toneladas de chumbo destinado ao grupo de cientistas cariocas que estuda os raios cósmicos em alta escala. [...]"
Jornal do Brasil, 12 jun. 1969
79"Lattes Revoluciona Ciência
O Dr. Basto de Almeida declarou que a descoberta do "estado intermediário", realizada por César Lattes, veio trazer a base experimental para estudos que êle executa há 16 anos e que vêm completar a terceira lei mecânica de Newton. [...]"
Diário de Notícias, 17 jun. 1969
80"A "andrômeda" de Lattes, ou o nôvo estado da matéria
A chegada do governador de Nova Iorque coincidiu com as comemorações do 20º. aniversário do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, que aproveitará a oportunidade da visita para tentar obter uma ajuda de mil dolares para completar seu programa de expansão, instalação e implantação definitiva.
Comemorou-se também o registro fotográfico, obtido pela primeira vez em todo o mundo, da andromeda, espectro que o novo estado da matéria, verificado por Cesar Lates e equipe nipo-brasileira, deixa em chapas de RX, sob condições especiais. [...]"
Diário da Noite, 24 jun. 1969
81"MILHÕES PARA LATTES CONTINUAR PESQUISAS
RIO, 26 (Sucursal) - A equipe do professor Cesar Lattes receberá a importância de NCr$ 157.459,00 para continuar os estudos sôbre o nôvo estado da matéria, a decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Pesquisas, ao aprovar, em sua última reunião, o nôvo programa nacional de pesquisas, que atende integralmente, em 60% os casos de solicitações de pesquisadores. [...]"
Diário da Noite, 27 jun. 1969
82"Raios cosmicos poderão mostrar quarto estado
No pico de Chacautaya prosseguem as experiências do físico brasileiro Cesar Lattes para a determinação de um ponto critico no encontro de um proton "orfão", isto é, que não pertence a nenhum atomo com um qualquer da atmosfera. Segundo teorias de Fermi e dos japoneses Niu e Assegawa neste ponto pode ser encontrada a superbola de fogo que seria o quarto estado da materia. A temperatura neste estado seria de 100 quatrilhões de graus centígrados. [...]"
Diário da Noite, 31 jul. 1969
83"Central Nuclear no Brasil só no Ano de 1975
RIO, 12 (Meridional - DP - Via Telex) - Refutando a afirmação do cientista Cesar Lattes de que o Brasil estaria capacitado a produzir sua própria energia nuclear dentro de dois anos, os técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear esclareceram ontem que a instalação da primeira central nuclear brasileira está prevista para o ano de 1975, pois no cronograma preliminar preparado pelos grupos de trabalho que estudaram o assunto, a realização de atividades necessárias a concretização do projeto durante um período de cinco anos. [...]"
Diário do Paraná, 12 ago. 1969
84"CESAR LATTES
A Assembléia legislativa encaminhou para sanção governamental o projeto de lei de autoria do deputado Olivir Gabardo, que concede o título de cidadão benemérito do Paraná ao cientista curitibano Cesar Lattes. Destaca o autor da lei os importantes serviços prestados pelo cientista, no campo da física nuclear, "projetando, não só o Brasil, como também sua terra natal". [...]"
Diário do Paraná, 12 set. 1969
85"Semana da Física Vai Começar
Será iniciada, amanhã, no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro a "Semana da Física", que abrangerá uma série de atividades, como: seminário sôbre o curso de física; apresentação de filmes científicos; apresentação do teatro universitário do Fundão e círculo de debates. A semana será encerrada no próximo dia 8, e contará com a presença do professor César Lattes que abrangerá o tema "As novas descobertas da física"."
Diário de Notícias, 02 nov. 1969
86"LATTES E A BOLA DE FOGO
Numa palestra entrecortada de notas de bom humor, o físico brasileiro Cesar Lattes - que anunciou em agôsto a existência de um estado intermediário da matéria, chamado de "bola de fogo" -, explicou ontem no Instituto de Física da UFRJ todos os detalhes de sua descoberta. O estado da "bola de fogo", até antes da experiência de Lattes, era admitido apenas teóricamente. O exame de câmaras expostas à radiação nos Andes provaram-no, na prática. Página 5"
Correio da Manhã, 08 nov. 1969
87"VOLTA DE LATTES
O sub-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Paulo de Góes, confirmou, ontem a volta do cientista César Lattes ao Instituto de Física da UFRJ, de onde se encontrava licenciado há dois anos. O grande físico brasileiro, que estava cedido à Universidade de Campinas, manifestou desejo de retornar ao Rio, onde pensa ter melhores condições para continuar seus estudos e pesquisas. [...]"
Correio da Manhã, 23 e 24 nov. 1969

Comments are closed.