Outubro de 2022 | Indicação de livros

Obras disponíveis no acervo da Biblioteca IF

Para saber mais acesse nosso Catálogo On-line

Ensino de Física

Pierre Lucie: professor e educador de cientistas
Susana de Souza Barros e Marcos Elia (Org.)
Editora UFRJ

O livro rememora o importante papel desempenhado pelo professor de física Pierre Lucie para o ensino de física e de ciências no Brasil. Pierre Henri Lucie nasceu na França em 1917 e se tornou cidadão brasileiro por opção, ao vir com 30 anos de idade para o Brasil, onde faleceu em 1985. Era reconhecido por seus pares como um homem culto e de múltiplas excelências acadêmicas: didática, instrumental e autor de textos didáticos. O livro, organizado pelos então professores do IF/UFRJ, Susana Souza Barros e Marcos Elia, discute a obra de Pierre Lucie e traz textos didáticos de física e depoimentos sobre ele, que foram escritos por 30 de seus colegas ou alunos. Um texto particularmente interessante de Pierre Lucie discute a balança de Galileu.

Sobre os organizadores

Susana de Souza Barros (1929 – 2011). Formou-se em Física na Universidade de Buenos Aires (1952) e mestre em Física na Manchester University (1960). Iniciou seus trabalhos em pesquisa na área de Radiação Cósmica no laboratório de Chacaltaya, Bolivia. Trabalhou no acelerador de Liverpool, onde concluiu sua tese sobre o decaimento radioativo do méson pi. Trabalhou depois, nos EUA, na área de magnetismo em baixas temperaturas. Seu interesse pela educação em ciências deu-se a partir de sua participação em projetos para alunos de minorias raciais nos Estados Unidos, onde atuou no Programa Nacional Upward Bound. Regressou ao Brasil em 1972 e dedicou-se ao ensino de física na universidade e à formação do professor de física, tendo realizado estudos sobre aspectos de cognição e aprendizagem de física, atividades experimentais na aprendizagem conceitual, estratégias de avaliação da aprendizagem e o papel das teorias psicodidáticas na construção do ambiente intelectual da sala de aula. Teve uma importante atuação, ao longo de décadas, pelo ensino de física no IF/UFRJ. Boa parte de seus livros hoje fazem parte do acervo da Biblioteca do IF/UFRJ.

Marcos da Fonseca Elia. Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1969), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1974) e doutorado em Science Education pela University of London (1981). Foi professor do IF/UFRJ por muitos anos, até 1997, quando se aposentou. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, no uso dos computadores no ensino e nos temas: ensino de física, laboratório didático e avaliação da aprendizagem.

Ensino de Física

Physics by inquiry: an introduction to physics and the physical sciences.
Lillian C. McDermott; Peter S. Shafe; e The Physics Education Group
John Wiley & Sons

A coleção de livros Physics by inquiry, em 3 volumes, constitui um material didático para investigação guiada, baseado em laboratório, para atuais e futuros professores. Busca desenvolver uma compreensão profunda do conteúdo de física e habilidades de raciocínio científico. Os alunos fazem observações, desenvolvem conceitos físicos, usam e interpretam representações científicas e constroem modelos explicativos preditivos. As principais competências que se espera que os alunos desenvolvam são: compreensão conceptual; fazer conexões do mundo real; usar múltiplas representações; projetar experimentos; e metacognição.

Sobre a autora

Lillian Christie McDermott (1931 – 2020) foi uma física norte-americana. No início da década de 1970, McDermott criou o Physics Education Group (PEG) na Universidade de Washington para “melhorar o ensino e o aprendizado da física desde o jardim de infância até a pós-graduação”. Este trabalho resultou no desenvolvimento dos Tutoriais em Física Introdutória, bem como um currículo para futuros professores intitulado Física por Investigação. Ela foi reconhecida “por suas muitas contribuições significativas para a pesquisa de campo no ensino de física, especialmente na área de dificuldades conceituais e seu papel no desenvolvimento de programas educacionais na Universidade de Washington” com sua eleição para a American Physical Society em 1990. Ela também recebeu o Prêmio Robert A. Millikan da Associação Americana de Professores de Física (AAPT) no mesmo ano. Em 2021, este prêmio foi renomeado para Medalha Lillian McDermott em sua homenagem. Em 2001 recebeu a Medalha Oersted, o maior prêmio da AAPT.

Bom estudo! ;)

About Bárbara Nóbrega

Biblioteca
This entry was posted in Artigos. Bookmark the permalink.

Comments are closed.