1990-1999

Levantamento Documental: José Leite Lopes (1990-1999)
#TranscriçãoPeriódico
1"MCT dá prêmio a cientistas do Rio de Janeiro
Pelos serviços prestados ao Brasil na área da Engenharia e das Ciências Físicas e Astronômicas, respectivamente, os pesquisadores Fernando Lobo Carneiro e José Leite Lopes receberão depois de amanhã, no Palácio do Planalto, o Prêmio Álvaro Alberto das mãos do presidente José Sarney, na presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Décio Leal de Zagottis. [...]"
Jornal do Brasil, 23 jan. 1990
2"Congresso na França reúne ciência e arte
[...] personalidades [...] impressionaram Rodrigues pela capacidade de fundir arte e ciência, como a doutora Nise da Silveira - que desenvolveu no Rio um trabalho próximo ao de Pernambucano; Helena Antipoff, psicóloga que tratava de crianças deficientes - "uma figura excepcional" -; o educador Anísio Teixeira, - "para quem a ciência permeava-se em todas as áreas do conhecimento" -; o físico José Leite Lopes, - "era meu vizinho quando estudante de física e também pintava". "Pessoas como Picasso, Einstein e João 23 também foram pessoas que transcenderam às suas atribuições oficiais", diz. Para Augusto Rodrigues, a importância dessa homenagem é a oportunidade de ajudar a provocar um processo transformador. "O importante é estar em permanente perplexidade diante do mundo."
Jornal do Brasil, 08 jun. 1990
3"Informe JB
Sem critério
As muitas mudanças que estão sendo feitas no CNPq correm o risco de atingir o renomado físico José Israel Vargas.
Sua cabeça pode rolar qualquer momento por ter sido ele contratado depois da promulgação da Constituição, que proibia o aumento de quadros no serviço público sem concurso.
Outro que pode perder o emprego é o físico José Leite Lopes, cujo conceito no meio científico ultrapassa a fronteira do Brasil.
O argumento para sua saída tem base no fato de ele passar seis meses por ano em Paris, a estudos."
Jornal do Brasil, 14 jun. 1990
4Pesquisadores
Em relação à nota "Sem critério" [...], esclarecemos que [...]. O prof. José Leite Lopes, membro fundador do CBPF - que foi criado em jan/49 - foi diretor do CBPF de 4/4/85 a 18/12/89. Ausente do CBPF desde o início de fevereiro, em licença prêmio, encontra-se até 20/8/90 em licença sem vencimentos - conforme D.O. de 8/6/90 - período dedicado à revisão e atualização de seu livro Introduction à la physique atomique, (...) bem como à realização de pesquisas na sua área de atuação científica. Amos Troper, diretor, CBPF-Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Rio de Janeiro."
Jornal do Brasil, 22 jun. 1990
5"Universidade
Física
O físico José Leite Lopes, um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas em Física (CBPF), participará do seminário Ciência e filosofia: epistemologia das ciências exatas, dia 25, às 9h na sede do Instituto de Estudos Avançados da USP. Ex-cassado do regime militar, Leite Lopes voltou ao país em 1985, a convite do então ministro da Ciência e Tecnologia, Renato Archer, que o reconduziu à presidência do CBPF. O tema de sua conferência será Física e Cultura."
Jornal do Brasil, 14 out. 1990
6"Quarks dão Nobel de Física a canadense e americanos
"Foi com uma experiência semelhante que Ernst Rutherford descobriu, no início do século, que os átomos tinham núcleos formados por prótons e neutrons", lembra o físico José Leite Lopes, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Rutherford, em 1907, bombardeou átomos com prótons e descobriu sua estrutura interna. Sessenta anos depois, em Stanford, o alvo foram os próprios prótons, que se revelaram formados por partículas ainda menores. Gell-Mann ganhou o prêmio Nobel de 1969, por sua teoria, e agora Friedman, Kendall e Taylor são premiados pelas experiências que ajudaram a comprovar as ideias de Gell-Mann. [...]"
Jornal do Brasil, 18 dez. 1990
7"Ciência exige colaboração de estrangeiros
A lei que institui o Regime Jurídico Único para o serviço público, proibindo universidades e institutos de pesquisa de contratar professores estrangeiros, vai ser desastrosa para a ciência no Brasil. Samuel Goldenberg, pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz, lembra que o nosso país não tem a massa crítica necessária de cientistas e pesquisadores e não pode dispensar a contribuição dos estrangeiros. [...]
José Leite Lopes, físico do CBPF, lembra que a física brasileira nasceu graças à contribuição de professores italianos que vieram dar aulas no Brasil durante a década de 1930. Pesquisadores como Giuseppe Ochialini e Glebel Wataghin, que formaram toda a primeira geração de físicos brasileiros, lembra Leite Lopes. "A moderna física brasileira nasceu daí. Restringir isso é um absurdo, uma estupidez completa", comenta. [...]"
Jornal do Brasil, 08 dez. 1990
8"Livraria
Em co-edição com diversas editoras, a Universidade Federal do Rio de Janeiro lançará em março próximo as seguintes obras: reedição de As ciências do Brasil, organizada em 1950, pelo professor Fernando Azevedo; Do átomo pressocrático às partículas elementares, de José Leite Lopes, professor da UFRJ; Manual dos tratamentos stérmicos dos metais de I. I. Novikov, tradução do professor Joel Regueira Teodoro, da COPPE/UFRJ."
Jornal do Brasil, 30 dez. 1990
9"UFRJ lança obra ecológica de 300 anos
[...] Na Série Universitária, reservada para os textos científicos básicos, de apoio aos cursos universitários, está previsto para julho deste ano o lançamento de Bases da Física do Século XX, do físico José Leite Lopes. A Série Paradigma vai se voltar para livros que descrevem pesquisas e seus resultados. Um exemplo é um livro sobre planejamento e tecnologia na área de transportes, ainda em acerto com a editora."
Jornal do Brasil, 06 fev. 1991
10"Terceiro mundo perde com fuga de cérebros
LONDRES - Os países mais pobres do mundo estão sustentando o desenvolvimento tecnológico dos mais ricos através da emigração de cientistas. Esta é a conclusão de estudo feito por dois professores da Universidade de Manchester, na Inglaterra. A pesquisa mostra que os cientistas e engenheiros são parte do capital de um país. Quando eles partem numa "fuga de cérebros", levam esse capital com eles. [...] Os países em desenvolvimento não oferecem oportunidades aos seus cientistas e encorajam os estudantes a viajarem para o exterior. [...] No Brasil, a situação é o oposto do que ocorre nos EUA e o Regime Jurídico Único proibiu a contratação de pesquisadores estrangeiros. [...] Outro fator de evasão de cérebros, no Brasil, é a aposentadoria compulsória dos cientistas, ao completarem 70 anos de idade. O físico José Leite Lopes, ex-diretor do CBPF, trabalha atualmente na França, depois de ser aposentado no Brasil. A constituição dos EUA não faz qualquer restrição à idade dos cientistas que trabalham nos laboratórios do governo e muitos prêmios Nobel já passaram dos 70 anos."
Jornal do Brasil, 08 abr. 1991
11"Informe JB
Reforço
O físico José Leite Lopes, um dos mais importantes cientistas brasileiros, tinha uma queixa de seu país: jamais fora convidado para qualquer cargo por qualquer governo.
Agora, trocará a Universidade de Estrasburgo, na França, onde se estabeleceu após ser cassado em 1969 pelo AI-5, para ser subsecretário de Ciência e Tecnologia do governo Brizola, convidado pelo secretário Luiz Alfredo Salomão."
Jornal do Brasil, 21 maio 1991
12"Informe JB
Lance-Livre
O cientista José Leite Lopes toma posse amanhã, na Academia Brasileira de Ciências, como secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Rio."
Jornal do Brasil, 18 jun. 1991
13"Zózimo
Reforço
Assumirá o cargo de secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia o físico José Leite Lopes."
Jornal do Brasil, 19 jun. 1991
14"Leite Lopes
O físico José Leite Lopes - um dos cientistas mais importantes do Brasil - anunciou ao assumir a Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro a convocação da iniciativa privada para um grande programa de educação científica nas escolas públicas de 1º e 2º graus. (Página 13)"
Jornal do Brasil, 20 jun. 1991
15"Rio desenvolverá programa científico nos Cieps
"O Brasil jamais sairá da crise atual se o governo não resolver o problema da educação básica de toda a população". A afirmação foi feita pelo físico José Leite Lopes, que assumiu ontem o cargo de secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. Leite Lopes anunciou que pretende desenvolver um programa de educação científica nas escolas do primeiro e segundo graus do estado do Rio de Janeiro."
Jornal do Brasil, 20 jun. 1991
16"Cartas
Educação
"O Brasil jamais sairá da crise atual se o governo não resolver o problema da educação básica de toda a população." A sábia afirmação é do professor José Leite Lopes (JB, 20/6), que em boa hora assumiu o cargo de secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.
Parabéns, professor. Nós comungamos o mesmo pensamento, que foi, também, o do ilustre mestre Miguel Couto (falecido há 57 anos), quando disse que "no Brasil só há um problema: a educação do seu povo". Alberto Alves - Rio de Janeiro."
Jornal do Brasil, 27 jun. 1991
17"Informe JB
Cena carioca
No calçadão da Avenida Vieira Souto, ontem, ao meio-dia, sob o sol camarada do inverno carioca, faziam suas caminhadas: o ex-deputado Ronaldo Cezar Coelho, o advogado George Tavares e o cientista José Leite Lopes, sub-secretário de Indústria e Comércio. [...]"
Jornal do Brasil, 08 jul. 1991
18"Dando Ciência
Abertura no governo
O secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, José Leite Lopes, quer aprovar uma emenda à Constituição Federal que elimina a proibição a que cientistas estrangeiros possam ocupar cargos de direção em órgãos públicos. Com isso, Leite Lopes apóia a idéia do secretário nacional de Ciência e Tecnologia, José Goldemberg, de estimular a vinda de cientistas estrangeiros para o Brasil. Essa e outras questões serão debatidas por Leite Lopes e outros representantes da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro durante a 43ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que começa amanhã, no Rio."
Jornal do Brasil, 13 jul. 1991
19"Uma homenagem a Mario Schenberg
O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do estado, José Leite Lopes, e a artista plástica Fayga Ostrower participaram ontem do encontro em homenagem ao físico brasileiro Mário Schenberg, que morreu no ano passado, aos 74 anos. Conhecido mundialmente, Schenberg chegou a ser incluído, em 1941, na lista dos dez mais notáveis físicos da época, pelo cientista Albert Einstein, autor da Teoria da Relatividade. [...]"
Jornal do Brasil, 18 jul. 1991
20"Agenda
Ecologia. O seminário Desenvolvimento em Harmonia com o Meio Ambiente, coordenado pelo Prof. José Leite Lopes, começa às 8h30 no Centro Cultural Cândido Mendes (Assembléia, 10, subsolo). O seminário continua amanhã"

Jornal do Brasil, 19-25 jul. 1991
21"Informe JB
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), uma das mais venerandas instituições acadêmicas do país, está vivendo uma situação constrangedora jamais experimentada desde a sua fundação, em 1949, pelo físico César Lattes.
Vinte dos seus pesquisadores ganharam na 22ª Junta de Conciliação e Julgamento o direito a promoções que só seriam conseguidas através de concurso público.
Esses cientistas passaram automaticamente para o nível 8, alcançado somente por físicos de destaque como César Lattes, José Leite Lopes e Mário Novello. [...]"
Jornal do Brasil, 01 ago. 1991
22"Cartas
Mario Schenberg
Na edição do JORNAL DO BRASIL de 18/7, encarte especial para a reunião anual da SBPC, foi publicada a reportagem sob o título "Uma homenagem a Mario Schenberg". (...)
A notícia tem algumas imprecisões que prejudicam o significado do evento. As citações do texto cobrem somente as duas primeiras apresentações, que foram sobre a convivência de José Leite Lopes e de Amélia Império Hamburger (sua ex-aluna, e não Elza Ajzenberg) com o professor Schenberg, principalmente em sua atuação como físico, mas também como homem público. [...] Amélia Império Hamburger, Instituto de Física, Universidade de São Paulo - São Paulo."
Jornal do Brasil, 19 ago. 1991
23"Guerra entre candidatos a reitor da Uerj
Até o final desta semana, 18 mil alunos, funcionários e professores escolhem o substituto de Ivo Barbieri [...]
Hésio Cordeiro
Professor do Instituto de Medicina Social, 49 anos, promete uma administração descentralizada, em que a reitoria compartilhará seus planos e decisões com as unidades. Entrou na Uerj em 1975, foi presidente do Inamps e tem sua candidatura a reitor apoiada por políticos como os deputados Sérgio Arouca (PCB), Alice Tamborindeguy (PDT) e Técio Lins e Silva (PSDB) e por nomes como os de Ênio Candotti, Ferreira Gullar e José Leite Lopes. [...]"
Jornal do Brasil, 23 out. 1991
24"Cursos
Física
O físico José Leite Lopes será o professor que está oferecendo o curso "Bases da Física do Século XX: do Átomo pré-Socrático à Mecânica Quântica", para estudantes e graduados dos cursos da área de ciências e da filosofia. O curso é gratuito e será no Fórum de Ciência e Cultura [...]"
Jornal do Brasil, 29 out. 1991
25"Decreto de Brizola cria universidade em Campos
O governador Leonel Brizola assinou, ontem, decreto de criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos, e anunciou que ela será a primeira universidade pública do Brasil em que os alunos terão de pagar para estudar. [...]
Pelo decreto foram criadas também as duas comissões que estabelecerão os planos acadêmicos e administrativos da instituição. Elas são formadas por cientistas e intelectuais de renome, como o físico José Leite Lopes, o presidente do Instituto de Matemática, Élson Chames, o geofísico Carlos Dias, entre outros. [...]"
Jornal do Brasil, 24 dez. 1991
26"Entrevista/ Adauto Novaes
"Vamos libertar o imaginário"
- Por que um curso para discutir tempo e história?
- O curso fez parte de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, dedicado ao aniversário do descobrimento da América. Houve exposições, shows, ópera, outros encontros internacionais. Tempo e história deveria servir de elemento de reflexão, um solo teórico para as outras atividades. A secretária Marilena Chauí pediu que eu pensasse algo em torno dos 500 anos e das três datas marcantes deste ano: 1922 (Semana de Arte Moderna), 1792 (morte de Tiradentes) e 1492. Introduzi a noção de tempo para mostrar que existem vários tempos e histórias. A modernidade é conviver com essa multiplicidade. [...]
- Como foi organizado o curso?
- Foi feito só em São Paulo: 36 conferências de intelectuais nacionais e estrangeiros (José Américo Pessanha, Nicole Loraux, Catherine Darbo-Peschanski, Claude Lefort, José Leite Lopes, para citar alguns), de abril a junho, de segunda a quinta-feira. Um público enorme. As inscrições se esgotaram em três horas. Média de 500 pessoas por dia. [...]"
Jornal do Brasil, 12 dez. 1992
27"Carlos Chagas faz livro em homenagem ao pai
O cientista que identificou o agente causador de uma doença que afeta 8 milhões de brasileiros - o Mal de Chagas - ganhou homenagem especial. Seu filho mais novo, e também pesquisador, Carlos Chagas Filho, lançou ontem, na Academia Brasileira de Letras, o livro Meu Pai, que reconstrói parte significativa da história da ciência no país.
[...]
O diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, lembrou que o livro é "um projeto de vida" do professor Carlos Chagas Filho desde a juventude. Também estavam presentes no lançamento membros da academia, como a escritora Rachel de Queiroz e o presidente Austregésilo de Athayde, e cientistas como o físico José Leite Lopes. O resultado das vendas do livro reverterá para programas de recuperação da memória, desenvolvidos na Fundação Oswaldo Cruz."
Jornal do Brasil, 15 abr. 1993
28"O Lafex e a pesquisa no Brasil
Mário Novello*
O Lafex vem sendo estruturado desde sua formação, há alguns poucos anos, no interior do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), órgão do CNPq, subordinado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, para empreender atividades de pesquisa envolvendo a cooperação de cientistas que trabalham nos extremos do conhecimento: no infinitamente pequeno (a chamada física das partículas elementares, que trata dos constituintes básicos de toda matéria); bem como no infinitamente grande (a Cosmologia, isto é, a ciência da totalidade do espaço, do tempo e da origem da matéria existente no nosso Universo).
Nunca é demais enfatizar que a ciência é uma atividade coletiva, por mais individualista e intimista que o trabalho científico possa parecer. Se o Lafex pôde atingir uma qualidade internacional que é agora prestigiada, isso se deveu não somente aos nossos atuais pesquisadores, mas, e de um modo bastante profundo, à tradição de excelência que nos foi legada pelos pais-fundadores, dentre os quais devemos citar os cientistas José Leite Lopes, Jayme Tiomno, Mário Schoemberg, Cesar Lattes, dentre outros. Eles souberam com sua elevada competência formar uma geração de jovens cientistas. E a produção de boa qualidade científica só pode ser conseguida com uma contínua formação de novos bons pesquisadores. [...]"
Jornal do Brasil, 10 maio 1994
29"IDÉIAS/LIVROS
História da Física
A Masson, de Paris, acaba de publicar Sources et évolution de la physique quantique, de José Leite Lopes e do francês Bruno Escoubès: uma história da física quântica, acompanhada de raros artigos de fundadores da ciência moderna como Max Planck, Einstein, Enrico Fermi e Heisenberg. Mestre Leite Lopes, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e professor da Universidade de Estrasburgo, foi publicado em francês antes: Les fondements de la physique atomique."
Jornal do Brasil, 07 jan. 1995
30"CIÊNCIA
A idéia de criar o projeto 'SBPC Vai à Escola' surgiu a partir de uma palestra do físico José Leite Lopes em uma reunião da entidade, em 1993
Cientistas voltam às salas de aula
Projeto da SBPC levará pesquisadores a escolas para explicarem temas da atualidade [...]"
Jornal do Brasil, 03 abr. 1995
31"A ciência necessária
[...] Há um fosso separando a comunidade científica da sociedade brasileira, tendo como causa e consequência, por um lado o analfabetismo científico da população e, por outro, a falta de apoio político ao desenvolvimento de projetos científicos no país. [...]
Está sendo lançado no Rio de Janeiro, o programa "SBPC vai à Escola", coordenado pelo físico José Leite Lopes, que levará cientistas às escolas de segundo grau, onde discutirão os temas relevantes da ciência de hoje, debatendo com estudantes e professores. [...]"
Jornal do Brasil, 03 abr. 1995
32"Coppe lança supercomputador Cray em 'happening' político
Um festival de surpresas políticas. O que era para ser apenas uma breve e acadêmica inauguração de um supercomputador na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), transformou-se num acontecimento político. Que, não por mero acaso, foi regado a propostas de projetos da prefeitura municipal e reclamações da comunidade científica, capitaneada pelo físico José Leite Lopes, por uma reforma urbanística da cidade universitária. [...]"
Jornal do Brasil, 13 abr. 1995
33"Renato Archer: estadista da ciência [...]
Em 1958, Archer participou com José Leite Lopes e Osvaldo Cruz de três programas de televisão em que defendiam a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia. Argumentavam que o momento era oportuno, em decorrência da instalação, no país, da indústria automobilística. Impunha-se a necessidade de uma estrutura de formação de pessoal capaz de projetar os modelos brasileiros, não só de automóveis, caminhões e tratores, mas, principalmente, de motores. [...]"
Jornal do Brasil, 21 jun. 1996
34"Ciência feita no Brasil ao alcance de todos
"Eu nasci no Rio de Janeiro. Eu nasci em São Paulo". É possível uma mesma pessoa proferir, simultaneamente, estas duas sentenças e não passar por biruta? Sim. Desde que esteja usando a lógica paraconsistente, uma ferramenta criada pelo filósofo e físico brasileiro Newton da Costa, que, na década de 70, ganhou o mundo, e hoje é empregada na inteligência artificial, na computação, na psicanálise, e até mesmo no direito. Graças ao ciclo de palestras Pensamento original made in Brazil, aberto no espaço Cultural Finep, na quinta-feira e que prossegue ao longo do ano, os cariocas já podem travar contato direto com o melhor das ciências brasileiras, em linguagem acessível, em narrativas na primeira pessoa. [...] O físico José Leite Lopes (CBPF) dará uma palestra no dia 30 de abril, às 19h. [...]"
Jornal do Brasil, 30 mar. 1998
35"Cientistas criticam suspensão de bolsas
Pesquisadores e estudantes reunidos ontem no auditório do Laboratório Nacional de Computação Científica, na Praia Vermelha, decidiram redigir um documento pedindo a suspensão dos cortes de bolsas de pesquisa na área de ciência e tecnologia, que será enviado na próxima semana pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ao presidente Fernando Henrique Cardoso, ao Senado e à Câmara dos Deputados. [...]
Principal figura da assembléia, o físico José Leite Lopes, de 79 anos, deve dar nome ao documento. [...]"
Jornal do Brasil, 23 out. 1998
36"AGENDA
Lançamento de Ciência em liberdade, de José Leite Lopes, às 16h, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Praia Vermelha)"
Jornal do Brasil, 12 dez. 1998
37"IDÉIAS/LIVROS
Lançamentos
O livro reúne 10 ensaios de professores universitários - incluindo três reitores - discutindo a crise atual nas universidades brasileiras. Abordando o assunto sob diferentes enfoques, os professores traçam diagnósticos e apontam possíveis caminhos para o futuro.
Ciência e liberdade
José Leite Lopes
Organização de Ildeu de Castro Moreira
Editora UFRJ/CBPF. 288 páginas
R$ 25"
Jornal do Brasil, 13 fev. 1999
38"CBPF: 50 anos
Mário Novello*
Ao final da década de 40, sob o forte impacto da Segunda Grande Guerra, uma certeza generalizada apareceu entre nossos governantes; a de que as transformações tecnológicas haviam se tornado uma presença permanente nos negócios do país, definindo uma nova noção de soberania. Isso produziu, na prática, uma imperiosa necessidade de gerar transformações substanciais nas relações internas e no modo de realizar o governo.
Como pano de fundo, a aumentar enormemente a dramaticidade do momento, a possibilidade de utilização de armas atômicas gerava uma atração irresistível para os físicos. Dentro desse cenário, não foi tarefa difícil convencer nossos governantes de então da necessidade de instalar na capital federal um centro de pesquisas de alto nível. Estava satisfeita a pré-condição para a criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. [...]
O grupo de cientistas envolvidos na construção do CBPF era constituída por jovens brilhantes: só para citar alguns, ali estavam César Lattes, José Leite Lopes e Jaime Tiomno. O primeiro, havia realizado um maravilhoso trabalho de detetive atômico, à procura de evidência da existência do méson pi, uma das partículas consideradas fundamentais. O sucesso dessa pesquisa é do conhecimento de todos e introduziu de imediato o nome do Brasil no cenário científico internacional. Tiomno elaborou uma mudança radical de pensar o mundo das partículas elementares ao aceitar a análise de que novos conceitos deveriam ser ali empregados. Entre eles, em particular, a chamada miolação da paridade, que consiste na curiosa e inesperada propriedade que certo tipo de interação da matéria possui de distinguir uma partícula elementar de sua imagem refletida no espelho. Leite Lopes se destacava graças principalmente à sua brilhante imaginação que o conduziu a antecipar a idéia de existência de uma partícula elementar (chamada de bóson vetorial) capaz de servir como intermediador das interações nucleares. E muito mais se poderia falar, embora não seja este o lugar apropriado para essas questões. [...]
*Físico do CBPF"
Jornal do Brasil, 12 maio 1999
39"Energia nucleoelétrica é solução
O JB coloca em debate tema da mais alta relevância para o setor energético brasileiro, neste momento de transição do seu modelo institucional, envolvendo as privatizações no setor elétrico, ao publicar artigo assinado pelo professor José Leite Lopes e pelo engenheiro Joaquim de Carvalho, sobre o papel da nucleoeletricidade (produção de eletricidade por centrais nucleares) em nosso país. Quanto às aplicações de radioisótopos e técnicas nucleares nos campos da medicina, agricultura, preservação do meio ambiente e outras, temos plena concordância com as opiniões e informações apresentados no referido artigo. [...]"
Jornal do Brasil, 11 nov. 1999
40"A questão energética
Artigos publicados recentemente, nesta página, sobre a questão da geração de energia elétrica por usinas nucleares provocaram reações de outros estudiosos da matéria. Tendo em vista o conteúdo das cartas desses leitores, bem como a atualidade do debate sobre as vantagens e desvantagens, perigo e segurança das usinas nucleares, tais cartas abrem a seção de hoje.
Energia nuclear
[...] O artigo "Energia nuclear: problemas", assinado pelos senhores José Leite Lopes e Joaquim Francisco de Carvalho (JB, 4/11) abordando vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear, justifica algumas observações. [...]"
Jornal do Brasil, 20 nov. 1999

Comments are closed.