Ambientação da biblioteca

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta semana, demos início a Visita guiada do 1º semestre de 2016, que consiste essencialmente em conhecer a biblioteca e seus serviços.

Neste sentido, cabe perguntar: qual o papel da biblioteca universitária? Quantos alunos tiveram contato com a instituição biblioteca ao longo da sua vida acadêmica?
Luís Milanesi, professor da USP e autor de vários livros sobre biblioteca, sendo o mais popular deles, talvez, “O Que é biblioteca?” da famosa Coleção Primeiros Passos, diz que a ciência é cumulativa e a biblioteca tem a função de preservar a memória – como se ela fosse o cérebro da humanidade, sabe?! – organizando a informação para que todos possam usá-la. Isso perpassa todas as bibliotecas, daquelas que dão suporte a alfabetização até a biblioteca especializada para o homem de ciência, como a nossa. A distância é grande – a mesma que existe entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento. Acho que deu pra perceber a importância da biblioteca na construção de saberes, né?!

Dessa forma, buscamos estreitar a relação entre Biblioteca -> Bibliotecários -> Informação -> Usuários, porque imaginamos que se tudo correr bem, os alunos que estão iniciando seu semestre letivo agora vão ficar conosco pelos próximos quatro ou cinco anos, certo?! E se derem continuidade… mais tempo ainda, como os que vimos passar pela graduação e hoje já estão no doutorado ou até mesmo como professores do próprio Instituto.

A biblioteca é fundamental nesse processo, porque é o alicerce para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, não só através do acervo de livros, mas de tantos outros recursos de informação, que os alunos têm a oportunidade de conhecer durante a visita guiada, nesta acompanhados pelo prof. da disciplina Tópicos de Fís. Geral II, Carlos Zarro, também coordenador da biblioteca. E aí tocamos num outro ponto importantíssimo, que cabe aos professores de um modo geral, que é conhecer o acervo para indicar e estimular os alunos a freqüentar a biblioteca, pesquisar, e assim, confrontar conhecimentos e opiniões em sala de aula. Porque no universo acadêmico, a pesquisa científica é fundamental quiçá para o desenvolvimento do país, então a universidade e a biblioteca, em especial, se torna peça-chave neste processo, mas para isso, precisa ser reconhecida e explorada.

Enfim, parabéns aos nossos calouros por essa conquista, que é ingressar numa universidade pública de qualidade, a UFRJ é hoje considerada a 5ª melhor da América Latina, de acordo com a nova edição do Ranking da Times Higher Education (THE).

Estamos à disposição! E até terça-feira, dia 07 jun., quando faremos a próxima visita guiada, que será voltada para os alunos da Licenciatura Noturna mas todos são bem-vindos!

About Bárbara Nóbrega

Biblioteca
This entry was posted in Artigos, Notícias. Bookmark the permalink.

Comments are closed.