2014 vai chegando ao fim, e o balanço é inevitável, além das festas e comemorações, é claro. E por falar em comemoração, o Instituto de Física (IF) celebrou seu cinquentenário de inauguração. Desde o início deste ano, o IF se preparou para um dos momentos mais importantes de sua caminhada: comemorar meio século de existência e de compromisso com o ensino. As inovações começaram pelo logotipo comemorativo, e se estenderam ao longo do ano com simpósios e colóquios internacionais.
Pode-se dizer que foi um ano de lembranças marcantes, boas, ruins…
Afinal, se por um lado foi um ano de recordações como a do início do Instituto, por outro, também foi um ano de repúdio a um dos piores capítulos da nossa história, a ditadura, impossível não evocar os 50 anos da instauração do regime militar, e os que foram diretamente atingidos pelo golpe, como foi o caso de Plínio Sussekind Rocha (preso arbitrariamente no ano de 1966), físico que dá nome a nossa Biblioteca. Não é nosso propósito discorrer sobre o tema, apenas pontuá-lo, até mesmo porque, já foi bastante explorado ao longo desse ano. No entanto, um assunto de tal gravidade não pode ser esquecido, sendo bem lembrado dentro do âmbito da física pelo prof. Ildeu de Castro no artigo A Ciência, a ditadura e os físicos. Confira o texto completo publicado na revista Ciência & Cultura.
No que concerne à Biblioteca, buscamos aprimorar nossos serviços, e intensificar a divulgação de notícias em nossas redes sociais, facilitando o processo de consulta e compartilhamento de informação, contribuindo para o desenvolvimento científico e social da instituição.
Nossa Biblioteca se preocupa igualmente com a qualidade do seu acervo. Por isso, a Campanha de Natal já está acontecendo, e tem por objetivo arrecadar títulos de física e áreas afins, mas este ano em especial, obras de literatura que deverão ficar à disposição de nossos usuários, almejando propor um espaço também de incentivo a leitura.
As doações podem ser feitas através de nosso Armário de Devolução (localizado na entrada da Biblioteca). Contribua você também!
2015 será bem melhor que este que acaba, e se tudo correr como planejamos, teremos um próximo ano letivo com algumas novidades!
Obrigada à vocês! Feliz Natal!