[Livros do mês] Setembro/2022

Materiais e dispositivos eletrônicos e Introdução à física do estado sólido foram os livros selecionados pelo prof. Ildeu Moreira para os alunos do – bacharelado e licenciatura da Física – em setembro.

O livro Materiais e dispositivos eletrônicos, de Sergio M. Rezende, foi publicado inicialmente em 1996, pela Editora da UFPE. Depois passou a ser publicado pela Livraria da Física, estando em sua quarta edição (2015). É utilizado como livro-texto em muitos cursos de física, engenharia e áreas correlatas. Segundo seu autor: “o livro tem como objetivo contribuir para o aumento da competência do País na eletrônica, uma tecnologia estratégica para o século XXI. Sua proposta básica é introduzir os materiais e dispositivos eletrônicos no estágio inicial dos cursos de graduação de engenharia elétrica, eletrônica e de computadores, física, informática e outros cursos de ciências e engenharia. O livro tem caráter introdutório e não entra nos detalhes técnicos mais específicos dos dispositivos e dos métodos de fabricação de materiais. A ênfase é na conceituação física das propriedades dos materiais e dos princípios básicos de funcionamento dos dispositivos.”
Obs. Na Biblioteca IF/UFRJ, os exemplares disponíveis são da 2. ed.

Sergio Rezende

Sérgio Machado Rezende nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Recife e se tornou um pernambucano de coração. Fez o curso primário na Escola Municipal Pedro Ernesto e cursou o ginásio e o científico no CAP (UFRJ). Em 1963, formou-se em engenharia eletrônica pela PUC/RJ, e obteve os títulos de Mestre em 1965 e de Doutor em 1967, ambos em Ciência de Materiais, no MIT (EUA). Foi professor associado na PUC/RJ em 1968-1971, professor titular na UNICAMP em 1971 e, desde 1972, é professor titular no Departamento de Física da UFPE, da qual é professor emérito. Foi Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco de 1995 a 1999. De 2003 a 2005 foi presidente da Finep e, de 2005 a 2010, Ministro da Ciência e Tecnologia.  Recebeu muitos prêmios e honrarias por sua atuação como cientista e como excelente gestor em CT&I. Durante a pandemia de Covid 19, coordenou o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que orientou os governos da região.

Por que escolher o livro “Materiais e dispositivos eletrônicos” para indicar aos nossos usuários?
Sergio Rezende, autor do livro, responde:
“Car@s leitores. A Física da Matéria Condensada é uma das áreas mais ricas da ciência e também uma das que têm maiores aplicações tecnológicas. Foram os conhecimentos básicos nesta área que levaram aos dispositivos que viabilizaram as tecnologias digitais que revolucionaram os costumes da humanidade. Espero que meu livro introdutório seja útil para vocês. Um abraço. Sergio Rezende.”

Introdução à física do estado sólido (Introduction to solid state physics), conhecido usualmente como Kittel, é um livro didático clássico de física da matéria condensada. Foi escrito em 1953 por Charles Kittel. O livro foi muito  influente e teve ampla adoção em cursos de física no mundo inteiro. O conteúdo original desempenhou um papel importante na definição deste novo campo da física, tendo sido o primeiro livro didático da área que se denominou depois “Física da Matéria Condensada”. A Física da Matéria Condensada descreve o comportamento coletivo de sistemas macroscópicos e engloba também as propriedades de líquidos e gases. O livro de Kittel foi traduzido em mais de uma dúzia de línguas, inclusive o português, e está em sua nona edição.
Obs. Na Biblioteca IF/UFRJ, os exemplares mais recentes disponíveis de Introduction to solid state physics são da 7. ed.; e os de Introdução à física do estado sólido são da 5. ed.

Charles Kittel

Charles Kittel (1916-2019), físico norte-americano, fez graduação no MIT e no Laboratório Cavendish da Universidade de Cambridge. Recebeu seu Ph.D. na Universidade de Wisconsin. Trabalhou durante a II Guerra Mundial na Marinha, depois no MIT, entre 1947 e 1949, e nos Bell Laboratories, junto com Bardeen e Shockley, entre 1947 e 1951.  Em 1951 tornou-se professor de física na Universidade de Berkeley e ali permaneceu até 1978. Suas pesquisas teóricas voltaram-se para o magnetismo e para os  semicondutores. No magnetismo, desenvolveu as teorias da ressonância ferromagnética e antiferromagnética e a teoria dos domínios ferromagnéticos únicos, e estendeu a teoria dos magnons de Bloch. Em 1965, publicou, junto com Walter Knight e Malvin Ruderman, outro influente livro-texto: Mecânica, do famoso Curso de Física de Berkeley. Por suas contribuições para o ensino, recebeu, em 1979, a Medalha Oersted da American Association of Physics Teachers.

Que todes tenham um ótimo início de período e bons estudos!

About Bárbara Nóbrega

Biblioteca
This entry was posted in Artigos. Bookmark the permalink.

Comments are closed.